O Que Acontece Na Digestão De Bife?

Autor: | Ultima Atualização:

Nada se compara a um bife suculento.

Um bife suculento grande e grosso pode não ser totalmente apreciado em todos os círculos, mas para alguns, é churrasco . Existem vários cortes e tamanhos de bife, como costela, T-bone e filé mignon, mas todos são digeridos da mesma maneira. Alguns cortes têm mais gordura do que outros, embora a proteína seja o principal nutriente do seu bife. A proteína da carne contém todos os aminoácidos essenciais que você precisa para construir e manter músculos, pele, unhas e muitas outras estruturas saudáveis.

Começa na boca

A digestão inicial do bife e de todos os alimentos começa na sua boca. O ato de mastigar reduz bife em pedaços menores, o que expõe mais área de superfície para as várias enzimas digestivas que estão na saliva e no estômago. A alfa-amilase é a enzima mais predominante na saliva e inicia a digestão dos carboidratos ricos em amido. A menos que você esteja comendo uma batata cozida ou arroz, a alfa-amilase não terá nenhum impacto no seu jantar enquanto estiver na sua boca. No entanto, outra enzima digestiva chamada lipase lingual é liberada pelas glândulas na boca quando você mastiga, o que inicia a digestão da gordura saturada dentro do bife. Da boca, bife mastigado percorre o esôfago e entra no estômago

Digestão no estômago

Uma vez no estômago, o metabolismo da proteína começa. A principal enzima do estômago é o pepsinogênio, que é rapidamente convertido em pepsina pelos sucos gástricos ácidos. A pepsina começa a reduzir a proteína do bife em blocos de construção menores chamados aminoácidos e fragmentos de peptídeos. No entanto, se o seu estômago não for ácido o suficiente - pelo menos uma classificação de pH de 4 ou menos é necessária - menos pepsina é convertida e a digestão da proteína é significativamente reduzida. Seus sucos gástricos também contêm alguma lipase gástrica, que continua a metabolizar a gordura saturada no bife. Bife gasta muito mais tempo no estômago, um total de cerca de quatro horas, em comparação com grãos, frutas ou legumes, que geralmente gastam menos de uma hora ou mais.

Digestão e Absorção nos Intestinos

Quando o parcialmente digerido bife entra no intestino delgado, sua vesícula biliar libera bile para quebrar mais gordura, e seu pâncreas libera proteases para reduzir ainda mais as cadeias de aminoácidos. Mais adiante no intestino delgado, os aminoácidos, ácidos graxos, colesterol, vitaminas e minerais do bife são absorvidos. Muitos dos nutrientes viajam para o fígado primeiro e depois para o resto do corpo através da corrente sanguínea. O material que sobra, que é principalmente fibra e cartilagem indigesta, passa para o cólon, perde mais fluido e depois passa para fora do corpo como fezes. O tempo total que leva para um bife ser digerido e passado é entre 24 e 72 horas, dependendo principalmente da sua taxa metabólica e motilidade intestinal.

Cuidado

O consumo freqüente de carne e outras formas de carne vermelha pode ser prejudicial para sua saúde. O alto teor de gordura saturada está ligado ao maior risco de obesidade e doença cardiovascular, enquanto o material carbonizado do lado de fora do bife contém compostos que estão ligados a vários cânceres gastrointestinais. Além disso, a carne bovina às vezes contém resíduos hormonais e antibióticos.