O Que O Bissulfato De Sódio Faz Em Rações Para Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

"Esse bissulfato de sódio torna meu alimento mais saboroso".

O que há em um nome? Bem, se você é um produto químico relativamente seguro que parece muito com uma substância de segurança mais questionável, um pouco. O bissulfato de sódio, também conhecido como hidrogenossulfato de sódio, é encontrado em muitos alimentos para cães e gatos. É frequentemente confundido com dois ingredientes comerciais de nome semelhante.

Bissulfato de sódio

Um bissulfato de sódio de grau animal de estimação, sem odor, branco adicionado aos alimentos para gatos melhora a palatabilidade, acrescentando melhoria de sabor enquanto ajuda a acidificar a urina. Ele faz isso sem afetar a relação cálcio / fósforo da comida. Também reduz o nível de pH no produto e atua como conservante. O bissulfato de sódio tomou o lugar do ácido fosfórico em muitas marcas de alimentos para gatos. Em sua classe técnica, é usado como alvejante para couro e lã, e em agentes de limpeza

O que não é

O bissulfato de sódio não é bissulfito de sódio, usado como conservante em vinho e alguns alimentos processados. Esse é o tipo de "sulfito" a que algumas pessoas reagem, especialmente quando bebem vinho tinto. Na pior das hipóteses, uma alergia ao sulfito pode causar a morte. Também não é complexo menadiona bissulfito de sódio, geralmente chamado de menadiona, que é uma fonte sintética de vitamina K3. Também encontrado em alimentos para animais de estimação, os puristas condenam-no como um ingrediente não natural, alegando que ele é tóxico em altas doses. Enquanto o júri ainda está fora do perigo da menadiona, não é bissulfato de sódio.

Acidez da urina

Se você já teve um gato sofrendo de cristais de estruvita ou pedras no trato urinário, você sabe o importante do ácido urina. Se o xixi de Puffy é muito alcalino, as pedras de estruvita podem se formar na bexiga, tornando-se potencialmente fatais se obstruírem a uretra do seu gato. Enquanto a medicação, por vezes, pode dissolver essas pedras, muitas vezes a remoção cirúrgica é necessária, especialmente no caso de um bloqueio. Após a recuperação, seu veterinário pode recomendar uma dieta especial altamente acidificada para evitar a recorrência.

Estudos

Em um estudo realizado pelo Departamento de Ciências Animais da Universidade de Illinois em 2003, os pesquisadores avaliaram bissulfato de sódio e ácido fosfórico como urina acidificantes em gatos. Dezoito gatos foram usados ​​para comparar a eficácia destes dois acidificantes da urina. O estudo não encontrou diferença no pH da urina entre as duas substâncias, concluindo que "o bissulfato de sódio e o ácido fosfórico geralmente se comportam de maneira semelhante quando incorporados em dietas de gatos secos". Os pesquisadores não tiraram conclusões sobre qual produto os felinos preferiam em termos de sabor.