O Que O Anticongelante Faz Aos Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatos ao ar livre podem confundir com um anticongelante saboroso.

Quando seu carro está em risco de congelamento ou superaquecimento, o anticongelante é a resposta. Mas quando se trata de seu gato, a ingestão de anticongelante é um veneno que pode ser letal. Para entender o que o anticongelante faz aos gatos, você precisa entender o que é e por que é um problema.

Toxicidade

O que torna o anticongelante tão tóxico para os gatos? Um químico chamado etileno glicol. Os gatos podem facilmente confundi-lo com água, e seu cheiro doce o torna atraente. Pior, a substância química tem um sabor tão doce quanto o cheiro, o que torna mais provável que a pobre vaquinha a ingira. Quando seu carro usa anticongelante, o anticongelante é contaminado com metais potencialmente perigosos, como chumbo, zinco, cobre, cromo e cádmio. Enquanto estes, obviamente, representam um risco para o seu animal de estimação, o etilenoglicol é normalmente o culpado em casos de envenenamento por anticongelante. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica estima que tão pouco quanto uma colher de chá pode matar um gato.

Sintomas

No início, o gato envenenado pode parecer um pouco desordenado - como se estivesse desorientado ou desajeitado. Ele pode começar a babar ou vomitar e, em alguns casos, parecerá com mais sede. Toda aquela água extra que ele bebe leva a visitas extras à caixa de areia. Isso ocorre horas depois de ingerir o anticongelante. Nos estágios finais, fadiga, vômitos, convulsões e até coma podem ocorrer. O gato não vai querer se mexer. Sangrar da boca ou reto é possível. Por esta altura, é tarde demais. Os rins provavelmente foram danificados além do reparo. Os rins que falham levam a um cheiro caracteristicamente pútrido.

Envenenamento

Quando um gato - ou pessoa, como o etilenoglicol é tóxico para os mamíferos em geral - bebe anticongelante, seu corpo o transforma em ácido oxálico. Quando o ácido oxálico e o cálcio no corpo do gato se combinam, ele cria cristais que bloqueiam e danificam seus rins. Os rins normalmente filtram os resíduos do sangue, mas o ácido oxálico é tóxico. O resultado é insuficiência renal.

Tratamento

É imperativo levar um gato ao veterinário assim que você suspeitar de envenenamento por anticongelante. Não há tempo para esperar - o tratamento com 4-MP ou etanol precisa ocorrer em poucas horas para evitar que o veneno danifique os rins. Uma vez que o dano renal é grave, a fluidoterapia agressiva ou a diálise podem ajudar, mas na maioria dos casos é simplesmente tarde demais para salvar a vida do gatinho.