O Que Eu Faço Quando Estou Sendo Intimidado Em Um Emprego?

Autor: | Ultima Atualização:

Seu chefe está corrigindo você ou sendo apenas um tirano?

O assédio moral e a intimidação no local de trabalho são comuns, mas como não o faz t sempre tem uma definição legal clara, muitas vezes não é detectada e despida. Se você tem um caso para os tribunais ou não, você não tem que tolerar um ambiente hostil só porque os outros o aceitam. Se você está sendo intimidado no trabalho por um colega de trabalho, superior ou cliente, tome medidas para resolver o problema para que você possa trabalhar em paz.

Identifique o problema

Obtenha uma ideia clara do que você está lidando com. Algumas pessoas têm atitudes dominadoras e muitos chefes fazem solicitações razoáveis ​​que podem soar ameaçadoras. Revise a situação com cuidado. Se seu chefe está insinuando, por exemplo, que sua produtividade é muito baixa e que a empresa não precisa mantê-lo no cargo, observe os fatos. Por mais desagradável que seja, seu chefe pode estar certo e estar bem dentro de seus direitos legais. Não é intimidação se você está realmente fazendo um trabalho ruim e ela está apenas apontando esse fato. Por outro lado, se você sente que seu comportamento não é garantido porque você faz um ótimo trabalho, você pode estar lidando com alguém que é apenas um velho valentão. Mantenha um registro do que seu acusador está reivindicando e quando ela faz isso. Acompanhe atentamente seu desempenho no trabalho e também as críticas

Responder à intimidação

Se perceber que está sendo intimidado, não hesite em tomar uma atitude. Quer sua percepção esteja correta ou não, seu conforto no trabalho está em risco. Comece levando as ameaças a sério, não importa o quão ridículas elas pareçam. Se uma colega de trabalho disser que ela vai matá-lo amanhã, leve a ameaça e a intimidação pelo valor de face. Buscando conselhos de amigos e parceiros de confiança é um movimento possível nesta fase. Se você conhece bem o seu intimidador, você pode pedir a ela que explique seu comportamento, já que ela pode não perceber como ele está passando. Se você não puder falar sobre isso com o intimidador, vá direto ao seu chefe ou chefe de segurança e denuncie a ameaça.

Registrar uma Reclamação

Muitas pessoas têm sérios problemas nesta fase porque temem que ser punido por suas ações. É comum que as vítimas de intimidação acreditem que possam estar exagerando. Compondo o problema é o fato de que os superiores e supervisores são muitas vezes as pessoas que são culpadas da intimidação. Muitas vítimas questionam se poderiam estar na direita e seus chefes no errado. Felizmente, existem proteções legais que proíbem retaliações contra pessoas que registram reclamações no local de trabalho. A única coisa a fazer é registrar uma simples queixa por escrito que lista os principais incidentes e fatos relevantes, e para garantir que seja enviada para a parte certa. Pode ser o departamento de RH, o escritório corporativo ou um departamento de polícia.

Buscar suporte

É muito difícil para as vítimas de intimidação persistirem sem apoio. Como as reclamações são fora do comum, isso cria uma situação em que você está quase se posicionando contra a empresa como um todo. Para mantê-lo ciente de seus direitos, suas opções e da lei, bem como para oferecer apoio moral, é melhor procurar ajuda externa nesta fase. O advogado, se puder pagar, é uma opção. Existem escritórios de advocacia e organizações que podem oferecer suporte e aconselhamento sem custo. Uma organização ou um indivíduo especializado nesses tipos de cenários entenderá os obstáculos que você enfrenta e será capaz de lhe dar uma ideia clara de suas opções.