O Que Eu Faço Se Meu Gatinho Está Escondido?

Autor: | Ultima Atualização:

Gatinhos se escondem para se aconchegar em locais seguros e quentes

Quando você levar para casa um gatinho recém-adotado, você pode descobrir que ele tende a desaparecer e se esconder em alguns pontos remotos. O novo ambiente pode ser avassalador para o seu furbaby, então você precisa permitir que ele tenha algum tempo para se adaptar a ele enquanto ganha sua confiança.

Calor

Se você encontrar seu gatinho enrolado na parte de trás do armário ou debaixo da cama, ele pode estar com frio e procurando um local quente para dormir. Gatinhos com menos de 10 semanas de idade precisam de uma cama quente para aconchegar-se no interior para evitar ficarem gelados, de acordo com a Parceria para o Bem-Estar Animal. Crie um lugar confortável para ele dormir em uma caixa de papelão de reposição. Enrole uma almofada de aquecimento em uma manta macia e coloque-a em um ponto baixo. Colocá-lo dentro da caixa com alguns cobertores adicionais, deixando espaço suficiente para que o gatinho pode se afastar do pad, se ele fica superaquecido. Coloque a caixa em um lugar onde você possa interagir com seu furbaby e fique de olho nele, como ao seu lado no sofá ou no seu quarto à noite. A cama quente também atrairá gatinhos mais velhos para sair com você em vez de se esconder em sua casa.

Socialização

Filhotes jovens precisam ser expostos a uma variedade de pessoas para se acostumar com a sua presença; do contrário, eles podem se esconder de medo. Os gatinhos aprendem a maioria de seus comportamentos sociais antes das 7 semanas de idade, mas se o seu furbaby ainda não tiver se tornado socializado adequadamente, você ainda pode fornecer a ele algum treinamento corretivo. Tente seu gatinho sair do esconderijo com brinquedos interativos para gatos e guloseimas saborosas. Brinque com ele enquanto fala com ele em um tom suave e reconfortante. Dê-lhe algumas das guloseimas e acaricie suavemente sua pele. Logo seu pequeno sujeito aprenderá a confiar em você. Ele também vai perceber que passar tempo com você resulta em algumas atividades divertidas e gostosas. Recompense seu gatinho por passar o tempo não apenas com você, mas com seus amigos quando eles passarem para que ele aprenda a não se assustar com estranhos e se esconder.

Outros animais de estimação

A presença de um gato ou cachorro residente pode intimidar seu gatinho novo, estimulando-o a se esconder e se esconder. Mantenha seu gatinho em uma sala separada do seu animal de estimação existente durante suas primeiras semanas com você. Esfregue o cheiro dele em uma toalha e deixe seu outro animal sentir o cheiro; faça o mesmo ao contrário para deixar seu homenzinho sentir o cheiro do seu animal de estimação residente. Permita que as bolas de pêlo interajam por alguns dias até que pareçam confortáveis ​​em volta uma da outra, sem mostrar sinais de agressão ou medo. Uma vez aclimados, encorajar interações positivas entre os dois animais de estimação, dando-lhes ambos saborosos enquanto na presença do outro. Logo seu gatinho não terá medo do seu outro animal de estimação ou sentirá a necessidade de se esconder ao seu redor

Doença

Gatinhos normalmente dormem 16 horas ou mais por dia, de acordo com PetPlace, então não se surpreenda se você for principezinho adormece em um esconderijo favorito, cochilando por lá durante a maior parte do dia. Enquanto este comportamento é normal, se o seu gatinho se esconde o tempo todo e não sai para as refeições ou para usar a caixa de areia, o seu rapaz pode não estar se sentindo bem. Um gatinho que não come devido à doença pode desenvolver problemas médicos adicionais, às vezes fatais. É vital que você leve seu gatinho a um veterinário imediatamente para um exame para diagnosticar e tratar qualquer problema de saúde que ele possa estar sofrendo.

Enriquecimento Ambiental

Um gatinho entediado tenderá a se esconder e dormir mais do que o normal porque não nada para ele fazer. Ele também pode se esconder em lugares ao redor de sua casa e atacar seus pés para se entreter, expressando seus instintos naturais de caçadores de maneira desagradável. Para evitar tais problemas, envolva-o em jogo diariamente por pelo menos 15 minutos por dia e ofereça brinquedos para gatos com os quais ele possa brincar sozinho. Dessa forma, ele pode atacar e perseguir os brinquedos, não seus membros, para o conteúdo de seu coração. Forneça um poste para o seu gatinho para arranhar e um apartamento para ele escalar. Para fornecer algum estímulo para ele, coloque o condomínio em frente a uma janela para que ele possa observar a vida selvagem ao ar livre. Com algum enriquecimento ambiental, seu furbaby deve estar escondido e em sua casa em pouco tempo.