Que Continentes Gatos Vivem?

Autor: | Ultima Atualização:

"Eu sou o Gato que anda sozinho, e todos os lugares são parecidos comigo."

Dos sete continentes do mundo, apenas um não tem residente. gatos de qualquer espécie: Antártica. Gatos domésticos chegaram lá com expedições e foram com eles também, incapazes de ficar sozinhos - clima letal, sem presas. Todos os outros têm gatos, nativos ou introduzidos

África

A África reivindica gatos grandes e pequenos, desde o poderoso leão até o minúsculo gato de patas negras, um possível ancestral de Felis domesticus. Entre esses extremos estão o leopardo, a chita, o serval, o caracal e muitos outros felinos, assim como o chamado gato civeta, que não é um gato, mas um vivo.

Ásia

A Ásia é o lar do maior de todos os gatos, o tigre siberiano e o menor dos gatos, o gato enferrujado da Índia e do Sri Lanka. No meio estão o leopardo, o leopardo da neve, o leopardo nebuloso e os pequenos gatos selvagens, como o gato de cabeça chata de aparência estranha e o gato de pesca, o único gato selvagem que se costuma pescar regularmente.

Europa

O leão e o leopardo já não vagam na Europa, e o maior felino selvagem remanescente é o gato selvagem escocês. O lince euroasiático é maior, mas agora é encontrado principalmente na Escandinávia e no leste da Rússia, longe da civilização.

América do Norte

A maior espécie de gato na América do Norte é o leão da montanha, também conhecido como puma ou puma, mas o maior gato individual do mundo, um liger chamado Hercules, vive na Flórida. Hércules é um híbrido resultante do acasalamento de um leão macho e um tigre fêmea em cativeiro, por isso ele não é uma espécie, mas certamente é um gato. Gatos selvagens menores da América do Norte vão desde o lince, um primo do lince, até os jaguarundi do México e do Sul do Texas.

América do Sul

A onça-parda espreita a floresta tropical da América Central e do Sul junto com seus primos minúsculos , o oncilla e o kodkod, enquanto o tímido puma alcança os pampas e o gato andino caça a chinchila nas montanhas.

Austrália

Até os humanos chegarem, a Austrália não tinha gatos. O nicho ecológico que eles teriam ocupado era preenchido por espécies carnívoras predatórias equivalentes, incluindo o gato marsupial e o tilacino ou "tigre da Tasmânia". Hoje, muitas espécies nativas estão ameaçadas por uma população explosiva de gatos domésticos selvagens. Existem alguns contos selvagens de grandes felinos rondando o outback, mas se eles estão por aí, eles provavelmente escaparam de exóticos.