O Que Causa Convulsões Em Chihuahuas?

Autor: | Ultima Atualização:

Os chihuahuas são suscetíveis a convulsões hipoglicêmicas devido ao seu baixo peso corporal.

Ver seu chihuahua ter uma convulsão pode ser uma experiência bastante assustadora. Felizmente, a maioria das convulsões será resolvida em poucos minutos. Obtenha atenção veterinária imediata para a primeira convulsão do seu cão ou para qualquer convulsão que durar mais do que o habitual para seu animal de estimação.

Hipoglicemia

Crises hipoglicêmicas ocorrem quando o nível de açúcar no sangue cai abaixo dos níveis normais. Os chihuahuas são suscetíveis à hipoglicemia devido ao seu baixo peso corporal. Os mais pequenos chihuahuas, vendidos como Chihuahuas "teacup" (embora este tamanho não seja oficialmente reconhecido), estão ainda mais em risco. A falta de massa muscular dos cães significa que eles não podem armazenar e regular a glicose, assim como os cães maiores. Cães com diabetes podem ter convulsões hipoglicêmicas se seus níveis de insulina estiverem mal controlados.

Tumores

As convulsões podem ser um sintoma de um tumor cerebral. Qualquer raça pode ser afetada por tumores cerebrais, e os chihuahuas não correm maior risco como raça. Os tumores cerebrais são mais comuns em cães com mais de cinco anos. As convulsões são comumente um dos primeiros sintomas associados a um tumor cerebral. Seu veterinário pode investigar tirando raios X do crânio ou do peito. Muitas vezes é mais fácil detectar tumores que se espalharam para os pulmões do que ver tumores no próprio cérebro. epilepsia

A epilepsia geralmente é diagnosticada quando uma chihuahua apresenta um padrão de convulsões recorrentes sem causa subjacente aparente, como diabetes ou um tumor cerebral. Um chihuahua epiléptico experimentando mais de uma convulsão por mês é provável que seja colocado em um regime de medicação anticonvulsivante. Chihuahuas com epilepsia podem viver vidas longas e felizes se suas convulsões forem controladas.

Prevenção e resposta

As chances de convulsão do seu chihuahua são menores se o cão estiver bem descansado e sendo alimentado regularmente. O aumento do estresse pode aumentar a probabilidade de uma convulsão, portanto, tente reduzir o estresse na vida diária do seu cão. Alimente um Chihuahua várias pequenas refeições e lanches durante todo o dia, em vez de uma grande refeição. Isso ajudará a manter seus níveis de açúcar no sangue mais constantes. Se o seu chihuahua tiver uma convulsão, remova-a de qualquer perigo físico imediato, como uma lareira ou uma piscina descoberta. Remova outros animais de estimação da área e elimine fontes de estresse e ruído, como televisão ou luzes brilhantes. Coloque cobertores ou travesseiros macios ao redor do corpo do seu cão e deixe-lhe bastante tempo para dormir após os efeitos da convulsão, assim que ela se recuperar. A sonolência após uma convulsão é normal.