O Que Causa Um Periquito A Perder Penas?

Autor: | Ultima Atualização:

Seu periquito pode arrancar suas penas quando está entediado.

Se o seu periquito tem um careca, seu primeiro instinto pode ser levá-lo ao veterinário . No entanto, encontrar algumas penas no fundo da gaiola não é necessariamente um sinal de um problema. Enquanto doenças e parasitas podem causar perda de penas, seu pássaro provavelmente está apenas em muda. Molting

Seu amigo de penas passa por períodos de tempo a cada ano, quando é provável que ele derrame algumas dessas penas bonitas. Este período de muda geralmente dura cerca de dois meses, e envolve a perda gradual da maioria de suas penas à medida que novas penas crescem. A maioria dos periquitos ajuda o processo ao longo da limpeza e retirada de penas velhas. Se a muda for a causa da perda de penas do seu periquito, você poderá ver um novo crescimento pontiagudo, chamado penas de alfinete, no alto da cabeça, onde ele não pode alcançar. Se o seu pássaro continuar a perder penas após o término do período de muda, pode haver outra coisa acontecendo

Parasitas e Infecções

Só porque eles têm penas para protegê-los não significa que os periquitos não sejam afetados. por doenças de pele e parasitas. Embora seja raro, algumas aves são atacadas por pulgas, piolhos ou outros pequenos insetos e perdem as penas como resultado. A perda de penas ao redor da cabeça e pescoço pode ser um sinal de uma infecção fúngica, como micose. Em alguns casos, uma infecção fúngica ou infestação de parasitas causará coceira e arranhões que deixam seu periquito frustrado o suficiente para retirar suas próprias penas. Seu veterinário pode fazer testes para determinar exatamente qual praga está incomodando seu pássaro e pode recomendar um tratamento projetado para atacar esse parasita ou infecção em particular.

Doença de bico e plumagem de psitacídeos

Se seu periquito tiver desenvolvido anormalidades de bico além de severo perda de penas, pode ser um caso de doença de bico e penas de psitacídeos ou PBFD. Esta doença viral pode ser fatal para aves jovens ou fracas, por isso é algo a ser levado a sério. Se o seu periquito precioso é exposto a outro pássaro com PBFD, pergunte ao seu veterinário sobre ter seu animal de estimação vacinado contra a doença. Se seu pássaro tem PBFD, você precisará isolá-lo de outras aves para evitar que o vírus se espalhe. Mesmo depois que ele estiver melhor, você pode precisar mantê-lo isolado, caso ele seja portador.

Auto-mutilação

Se você não consegue descobrir porque seu amiguinho está derramando penas, pode ser simplesmente que ele é entediado ou ansioso. Se você mudou alguma coisa sobre sua rotina recentemente, seu pássaro pode estar usando o puxão de pena como um mecanismo de enfrentamento para lidar com a mudança. Assim como algumas pessoas, algumas aves são mais sensíveis emocionalmente do que outras, então até mesmo uma pequena mudança em sua dieta ou rotina diária pode afastar sua ave. Auto-mutilação de tédio ocorre quando você não dá ao seu pássaro brinquedos ou atenção suficiente, e é bastante comum em aves de estimação que são deixadas em casa em uma gaiola enquanto sua pessoa favorita vai para o trabalho a cada dia. Se você passasse o dia todo sozinho sem muito estímulo, provavelmente estaria puxando suas penas também.