O Que Faz Com Que Os Gatos Saiam?

Autor: | Ultima Atualização:

Prancing pode significar muitas coisas, então procure pistas contextuais para descobrir o que está acontecendo.

Seu gato pode parecer um pouco maluco enquanto ele anda por aí, mas há realmente uma razão para isso. Gatos comunicam suas intenções e emoções através da linguagem corporal. Então, o que o seu gato está tentando dizer quando ele fica na ponta dos pés e dança de um lado para o outro?

Emoção ou Brincadeira

Alguns gatos não têm vergonha de mostrar prazer ou carinho gostosos. Um gato empinado é geralmente um gato feliz. Seu amigo peludo pode empinar em torno de suas pernas quando você chegar em casa, ou se ele cheirar a lata fresca de atum que você acabou de abrir. Excitação e antecipação são muitas vezes motivo suficiente para o seu gato fazer uma pequena sapateada no chão da cozinha. Os gatos podem andar por aí brincando com brinquedos ou outros gatos também. Quando seu gato se engaja nesse tipo de empinar, ele provavelmente se sente seguro em seu ambiente e está se divertindo.

Intoxicação

Se você der um gato um pouco de gatinho, espere algum entretenimento em troca. Alguns gatos podem ser fortemente intoxicados pelo cheiro e sabor da planta de catnip, seja ela fresca ou seca. Alguns gatos são dificilmente faseados por isso, mas outros vão completamente malucos depois de apenas alguns cheiros das coisas. A intoxicação da erva-de-gato dura apenas alguns minutos, mas o seu gatinho pode andar em volta e comportar-se erraticamente durante o tempo.

Surpresa

Os gatos realmente não gostam de se surpreender. Um ruído ou movimento repentinamente alto pode assustar a pessoa. O gato pode manter uma postura inclinada e arqueada por vários momentos até avaliar e rejeitar a ameaça percebida. Este tipo de empinada é, na verdade, uma manobra defensiva, muitas vezes acompanhada por pêlos eretos ao longo da espinha e cauda do seu gato.

Agressão

O empinar agressivo é um pouco menos agradável para todos os envolvidos. Se o seu gato assume uma postura de empinar em torno de outros animais, ou se ele está assobiando ou rosnando quando ele faz isso, então ele está agindo de forma agressiva. Ele segurará suas costas e cairá, bem como um gato ameaçado ou surpreso, a fim de parecer maior e mais ameaçador. Gatos engajados em lutas pelo domínio muitas vezes se lançam em direção ou se afastam um do outro em um tipo estranho de dança. A menos que o comportamento seja consistente ou se torne violento, é melhor deixar seus gatos resolverem suas disputas à sua maneira.