O Que Faz Com Que Os Gatos Percam O Controle De Suas Pernas?

Autor: | Ultima Atualização:

"Obrigado por me recuperar."

Se Kitty não conseguir andar, é muito assustador para vocês dois. Enquanto perder o controle de suas pernas constitui uma emergência veterinária, se ele pode ou não andar novamente, depende da causa do problema. Não entre em pânico - em muitos casos, ele estará em funcionamento novamente

Diabetes

Às vezes, a neuropatia diabética, ou a fraqueza das pernas traseiras, é o primeiro sinal de diabetes mellitus felino. O pâncreas do seu gato não produz mais insulina suficiente, então muito açúcar se acumula em sua corrente sanguínea. Essa é a razão pela qual a doença é muitas vezes referida como "diabetes do açúcar". Embora os sintomas geralmente incluam beber e urinar excessivamente, a neuropatia se desenvolve quando o tecido muscular do seu gato enfraquece e ele se torna vacilante e instável na extremidade posterior. Felizmente, a terapia com insulina geralmente reverte a condição. Kitty vai precisar de injeções diárias de insulina pelo resto da vida.

Tromboembolia Aórtica Felina

Se o seu gato estiver bem por um minuto e de repente arrastar as patas traseiras no próximo, é bem possível que ele esteja com um coágulo sanguíneo, conhecido como tromboembolismo aórtico felino. Também conhecido como trombo de sela, o prognóstico não é tão bom para essa condição. Kitty experimenta muita dor e, ao colocá-lo no veículo para a visita ao veterinário, você pode notar que as pernas dele estão frias. Um trombo de sela ocorre quando um pedaço de um coágulo em seu coração se rompe e acaba na "sela", ao redor da área pélvica, onde estão localizadas as artérias que fornecem sangue para as patas traseiras. Seu gato tem cerca de 50% de chance de sobreviver ao episódio inicial. Se ele recuperar o uso de suas pernas, será um longo caminho para trás, exigindo muito cuidado.

Epilepsia

Gatos que sofrem de epilepsia experimentam convulsões, que não só os fazem perder temporariamente o controle de suas pernas, mas também exibir outros sintomas. Estes incluem salivação excessiva e perda de controle urinário e intestinal. Os gatos podem passar por apenas um episódio - e uma vez é mais do que suficiente - ou continuamente ter convulsões. Mesmo que seu gato pareça se recuperar após uma breve apreensão, leve-o ao veterinário para um exame. Seu veterinário pode prescrever medicamentos, geralmente fenobarbital, para ajudar a evitar futuras convulsões.

Trauma

Se o seu gato for ao ar livre, ele corre o risco de ser atropelado por um carro ou ser atacado por um cachorro. Esses incidentes e outros tipos de trauma podem causar danos às pernas e coluna. Seu veterinário pode fazer radiografias para determinar o que aconteceu com Kitty e como ele pode ser tratado

Cuidados

Se seu gato não recuperar o uso de suas pernas, permanecendo paralisado, ele precisará de cuidados especiais. Ele provavelmente não será capaz de controlar sua bexiga e intestinos. Pergunte ao seu veterinário sobre o uso de fraldas felinas em seu gato. É possível que você tenha que expressar manualmente sua bexiga algumas vezes ao dia. Seu gato pode ter apenas uma capacidade limitada de se cuidar, então você precisará assumir essa tarefa também.