O Que São Características Únicas Da Aparência Física De Uma Estrela Do Mar?

Autor: | Ultima Atualização:

A pele texturizada de uma estrela do mar é preenchida com minúsculos espinhos.

Apesar de seu nome e seu habitat subaquático, estrelas do mar não são peixes, mas invertebrados conhecidos como equinodermes. Por causa disso, os cientistas tentam convencer o público a chamá-los de estrelas do mar em vez de estrelas-do-mar. Não importa como sejam chamados, esses moradores do oceano têm algumas características físicas únicas que os ajudam a prosperar em seus habitats.

Armas

Os apêndices, ou braços, de uma estrela do mar dão a ele sua forma única de estrela. A maioria das estrelas do mar tem cinco braços, mas algumas espécies têm mais, variando de 20 a 40. Os braços são cobertos por pequenas ventosas na parte inferior e pele espinhosa no topo e servem a vários propósitos. As ventosas ajudam a estrela-do-mar a se agarrar ao fundo do oceano e a movê-lo enquanto ele usa a pressão da água dentro de seu próprio corpo para pegar e soltar objetos. Os braços resistentes também o ajudam a abrir crustáceos, que são uma fonte primordial de comida. Estrela do mar fêmea libera os ovos de seus apêndices em quantidades em massa - até 2,5 milhões de ovos por estrela-do-mar. Cada braço contém uma cópia dos principais órgãos necessários para a sobrevivência, permitindo que uma estrela do mar ferida se regenere, mesmo que a maioria de seu corpo seja devorada por predadores.

Pele

A pele da estrela do mar está coberta de pequenos espinhos que parecem pequenos caroços e solavancos a olho nu. Esses espinhos ajudam a manter uma estrela-do-mar limpa enquanto ele atravessa o fundo do oceano removendo detritos de seu corpo e dando a ele alguma proteção contra os predadores, dificultando a penetração da pele. Sua pele também tem pequenos tufos que agem como guelras, filtrando a água do oceano para dentro e para fora de seu corpo. A maioria das estrelas do mar tem uma pele que combina com o ambiente para camuflá-las para evitar predadores

Centro

O centro de uma estrela não é o centro de controle, pois os órgãos estão localizados nos braços e a estrela não possui um cérebro. Em vez disso, é a localização de sua boca e madreporite, ou órgão de bombeamento. Este órgão bombeia água por todo o corpo da estrela do mar, ajudando-o a se mover. A boca não é exatamente a mesma que a cavidade oral na maioria dos animais, ao contrário, a estrela do mar empurra seu estômago para fora através de sua boca para consumir sua comida. Uma vez que a comida tenha sido liquidificada pelo ácido estomacal, ele puxa seu estômago de volta para dentro de seu corpo.

Visão

Em vez de olhos que vêem objetos, uma estrela-do-mar tem olhos que percebem a luz. Essas manchas ajudam a estrela do mar a navegar com base na quantidade de luz ou escuridão na área. Ele tem um olho no final de cada braço que se parece com um pequeno ponto que faz parte de seu padrão natural. Além dos olhos, uma estrela-do-mar usa receptores químicos que não são visíveis a olho nu para navegar no fundo do oceano e localizar presas.