Quais São As Responsabilidades E Deveres De Um Psicólogo Infantil?

Autor: | Ultima Atualização:

Psicólogos infantis veem pacientes em vários contextos.

A psicologia infantil é um ramo especializado da psicologia que combina a aplicação da psicoterapia tradicional com uma psicologia infantil. fundo no desenvolvimento infantil. Psicólogos infantis e adolescentes podem trabalhar em hospitais, escolas, agências governamentais ou ter consultórios particulares. As responsabilidades dos psicólogos infantis são amplamente divididas em quatro categorias.

Avaliação

Quando uma criança é encaminhada a um psicólogo, seja por um médico da atenção primária, professor ou pelos próprios pais da criança, é freqüentemente criança para problemas particulares. Os psicólogos clínicos de crianças e adolescentes são treinados para avaliar as crianças quanto a uma série de transtornos e complicações emocionais, comportamentais e de desenvolvimento. Eles usam uma variedade de avaliações e testes especializados para determinar se uma criança atende aos critérios para determinados diagnósticos. Diagnosticar é o primeiro passo para entender como tratar uma criança

Intervenção

Uma vez feito o diagnóstico, um psicólogo infantil irá realizar um tratamento personalizado voltado para o diagnóstico específico da criança. Isso pode incluir psicoterapia individual, terapia familiar ou terapia lúdica. O psicólogo pode encaminhar a criança a um psiquiatra se ela determinar que a criança pode se beneficiar de medicação. Ela também pode trabalhar com os cuidadores e professores da criança para implementar diretrizes comportamentais efetivas ou novas políticas disciplinares para apoiar o crescimento positivo da criança.

Colaboração

Psicólogos clínicos infantis fazem parte de uma equipe essencial que trabalha em conjunto para fornecer uma base estável para uma criança. Outros nesta equipe incluem os cuidadores da criança e o médico da atenção primária, e também podem incluir seus professores, assistentes sociais, mentores, advogados, treinadores, líderes religiosos, médicos especialistas e quaisquer outros profissionais preocupados com o bem-estar da criança. Psicólogos infantis comunicam-se com outros membros da equipe sobre o desempenho da criança em todas as esferas da vida e trabalham com a equipe para criar o melhor plano de tratamento possível para essa criança.

Prevenção

Psicólogos infantis também estão preocupados com a redução do número. de crianças que desenvolvem problemas emocionais e comportamentais. Isto pode assumir a forma de programas educacionais ou campanhas de conscientização destinadas a conter experiências traumáticas na vida das crianças. Psicólogos infantis podem trabalhar com funcionários da escola para estabelecer políticas anti-bullying ou ensinar um curso sobre sexo seguro para adolescentes. Eles podem ser solicitados a servir em conselhos para agências de assistência social à criança ou para ajudar a escrever materiais e manuais de treinamento para programas que afetam crianças.