Quais São As Funções Das Proteínas, Carboidratos, Lipídios, Água, Vitaminas E Minerais?

Autor: | Ultima Atualização:

Alimentos de diferentes grupos de alimentos fornecem todos os nutrientes essenciais para a saúde.

Carboidratos, proteínas, gorduras, água , vitaminas e minerais são as seis classes de nutrientes que seu corpo precisa para sobreviver, crescer e manter a saúde. Uma dieta equilibrada composta por grãos integrais, frutas, legumes, carne e laticínios é a melhor maneira de garantir que você está recebendo todos esses nutrientes. Uma vez que cada nutriente é essencial para funções específicas do corpo, a ausência prolongada de qualquer nutriente da dieta tem um impacto negativo na saúde.

Carboidratos

Os carboidratos simples e complexos são a principal fonte de energia na maioria das dietas. Embora utilizados por todas as células, os carboidratos são especialmente importantes para o funcionamento normal do sistema nervoso central, do cérebro e dos glóbulos vermelhos. Fibra, uma forma indigestível de carboidrato encontrada em alimentos integrais, frutas e legumes, ajuda a manter o movimento normal do intestino que reduz o risco de constipação, hemorróidas, diverticulose e câncer de cólon. Ao aumentar a excreção de colesterol, a fibra pode diminuir o risco de doença cardíaca e proporcionar uma sensação de saciedade, o que pode ajudar a reduzir o risco de obesidade.

Proteínas

As proteínas do seu corpo desempenham várias funções, desde a formação tecidos de órgãos para produzir anticorpos que combatem a infecção. Eles estão presentes em todas as células do seu corpo, incluindo músculos, ossos, pele, unhas e cabelos, e são essenciais para a síntese de hormônios, enzimas, DNA e RNA. As proteínas permitem o crescimento normal e o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e do feto durante a gravidez, e fornecem uma fonte secundária de energia. Ovos, carne, aves, peixes, soja, leguminosas, leite e produtos lácteos são algumas das melhores fontes de proteína

Gorduras e lipídios

Embora a ingestão de gordura esteja freqüentemente associada ao ganho de peso, obesidade e risco de doença cardíaca , a gordura é um nutriente essencial necessário em pequenas quantidades para manter a saúde. As gorduras são cruciais para a absorção e transporte de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Elas ajudam a formar e manter as membranas celulares, isolam e amortecem os órgãos vitais e são uma fonte concentrada de energia. Opte por gorduras insaturadas saudáveis ​​para o coração, como óleos de oliva, canola e girassol em sua dieta, em vez de gorduras saturadas, como manteiga e banha, que podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Água

Muitas vezes ignorada como nutriente, água é vital para inúmeras funções no corpo. Forma cerca de 60% do peso corporal e ajuda a manter o volume sanguíneo, a pressão arterial e a temperatura corporal. Ele lubrifica as articulações, hidrata os tecidos dos olhos, nariz e boca, permite a função dos nervos e dos músculos e previne a constipação. Outra função importante da água é o transporte de nutrientes para as diferentes células e a excreção de resíduos do corpo. Embora a necessidade de água varie com a idade, os adultos precisam de cerca de oito copos de água por dia.

Vitaminas

Das 13 vitaminas essenciais para a saúde, nove são solúveis em água e quatro são solúveis em gordura. Vitaminas B solúveis em água tiamina, riboflavina, niacina, folato, vitamina B-6, biotina, ácido pantotênico e vitamina B-12 ajudam a liberar energia dos alimentos, previnem defeitos congênitos no tubo neural, são necessários para a síntese de DNA e RNA e desempenham um papel no desenvolvimento do sistema nervoso. A vitamina C atua como um antioxidante e ajuda a construir fortes gengivas, dentes e ossos. A vitamina A lipossolúvel é necessária para a visão, a vitamina D ajuda a construir ossos fortes, a vitamina E funciona como um antioxidante ea vitamina K ajuda na coagulação do sangue.

Minerais

Minerais necessários em quantidades acima de 100 miligramas por dia, como cálcio , fósforo, magnésio, enxofre, sódio, cloreto e potássio são chamados de minerais principais, enquanto ferro, zinco, cobre, manganês, iodo, selênio, molibdênio, cromo e cobalto são minerais porque sua necessidade diária é inferior a 15 miligramas. No entanto, todos esses minerais são vitais para o funcionamento normal do corpo, como a construção e manutenção de ossos e dentes saudáveis, formação de células sanguíneas, transporte de oxigênio, cicatrização de feridas, coagulação do sangue, transmissão de sinais nervosos, contração dos músculos e regulação da água. equilíbrio.