Quais São As Quatro Principais Responsabilidades Do Gerente Intermediário Típico?

Autor: | Ultima Atualização:

Os controles orçamentais e a coordenação costumam ser importantes para os gerentes intermediários.

As carreiras e funções intermediárias variam de acordo com setor, nível e organização. No entanto, alguns papéis básicos dos gerentes médios são bastante universais. Um gerente intermediário é diferente de gerentes executivos, que orientam uma organização e gerentes de linha de frente, que envolvem funcionários e clientes. Como gerente de nível médio, você geralmente tem um papel significativamente orientado a tarefas. A educação em administração ou gerenciamento de negócios e a liderança comprovada em funções de linha de frente geralmente ajudam você a se juntar à hierarquia de gerentes de nível médio.

Definição de metas

Os gerentes de todos os níveis de uma organização definem metas. Os gerentes de topo definem metas que fornecem a estrutura para operações, atividades e tarefas de funcionários em toda a organização. O trabalho de um gerente intermediário é desenvolver objetivos de divisão ou região que estejam alinhados com a visão e as metas da empresa. Em seguida, o gerente de nível médio comunica metas, estratégias, táticas e políticas com os gerentes da linha de frente. Metas e estratégias fornecem orientação dentro da subunidade de uma empresa, o que ajuda no desenvolvimento da coesão entre os gerentes da linha de frente e seus funcionários.

Estratégias

O desenvolvimento estratégico e o planejamento são necessários em todos os níveis gerenciais. Os gerentes de linha de frente desenvolvem estratégias específicas para realizar as metas da sub-unidade, mas que se alinham aos objetivos e estratégias da empresa. As estratégias de crescimento de um gerente regional em um novo território são diferentes daquelas de um gerente intermediário em uma região estabelecida, por exemplo. Um gerente em um território em desenvolvimento pode procurar novos locais de propriedade para desenvolver, enquanto o gerente de uma região estabelecida procura melhorias sistemáticas e outras maneiras de aumentar os clientes e a receita.

Alocação de recursos

Um dos papéis mais distintos de o gerenciamento de nível médio é a alocação e utilização de recursos. Embora os gerentes de topo frequentemente definam orçamentos e gerentes de linha de frente tenham responsabilidades de controle de custos, são gerentes regionais, distritais, de divisão ou gerentes gerais que frequentemente tomam as decisões mais críticas de utilização de recursos em uma empresa. Gerentes de nível médio investem dinheiro em treinamento e desenvolvimento, materiais, suprimentos e tecnologia. Eles também tomam decisões sobre políticas de contratação de pessoal para lojas ou unidades de negócios. Eles também estabelecem quais equipamentos, materiais e suprimentos são necessários em cada unidade de negócios para alcançar a produção ou os resultados ideais.

Desenvolvimento de Pessoas

Gerenciar pessoas é um papel fundamental que praticamente todos os gerentes assumem. Nessa área, os gerentes delegam tarefas que os funcionários completam e os motivam a fazê-lo de maneira eficaz e eficiente. O que distingue os gerentes de nível médio é que sua ênfase geralmente está no desenvolvimento de gerentes de linha de frente. Eles treinam gerentes de lojas ou unidades para motivar e liderar equipes de vendas, serviços ou produção da linha de frente. Muitas vezes, a mobilidade ascendente de um gerente de linha de frente é baseada em sua capacidade de desenvolver novos gerentes intermediários.