O Que São Exemplos De Falta De Comunicação Com Funcionários Estrangeiros?

Autor: | Ultima Atualização:

A falta de comunicação com funcionários estrangeiros pode acontecer por meio de linguagem, gestos e comportamento.

Como empresas continuam fazendo mais e mais negócios em outros países, há boa chance de você trabalhar com alguém de outro país ou cultura em algum momento de sua carreira. Trabalhar com funcionários estrangeiros pode ser complicado, porque até mesmo as diferenças de comunicação podem causar grandes problemas de comunicação. Além disso, as mulheres são tratadas de forma muito diferente em certas culturas, tornando ainda mais complicado navegar no mundo dos negócios internacionais.

Idioma

Imagine sua surpresa se seu colega de trabalho britânico lhe dissesse que ele iria "bater em você" de manhã. Embora no Reino Unido essa frase seja inofensiva, significando "bater à porta de alguém", os americanos ficariam confusos ou ofendidos com isso. Embora esse tipo de falha de comunicação possa ser engraçado às vezes, também pode levar a conversas bastante estranhas. Saber quais palavras em inglês americano têm outros significados em outros lugares pode salvar você de situações potencialmente embaraçosas.

Comunicação não verbal

Nos EUA, fazer contato visual com alguém demonstra interesse e envolvimento na conversa, mas ao falar com alguém da América Latina. , Países do Oriente Médio ou da Ásia, procurando alguém nos olhos pode ser considerado rude. Se você fizer muito contato visual com um parceiro de negócios masculino de um desses países, você pode estar inadvertidamente dando em cima dele, já que o contato visual é usado para mostrar interesse romântico nos outros. Cruzar as pernas pode parecer bastante inocente, mas mostrar as solas dos sapatos pode ser muito ofensivo para um oriental. Linguagem corporal simples é suficiente para ofender outras culturas, portanto, estar ciente de algumas coisas que outras culturas consideram ofensivas pode ajudar a criar boas relações de trabalho com funcionários estrangeiros.

Gestos

Antes de usar o sinal de mão "OK", paz assinar, polegar para cima ou apontar para qualquer coisa, esteja ciente de que tudo isso pode ser desrespeitoso para um funcionário estrangeiro. Dependendo do país, esses gestos podem ser equivalentes a "dar a alguém o pássaro" ou tratá-lo como um animal. As mulheres estrangeiras geralmente não apertam as mãos dos homens, por isso os homens desses países podem não estar acostumados a apertar a mão das mulheres em geral. Um aperto de mão também pode ser visto como agressivo em outros países, então seguir a liderança da outra pessoa parece ser a melhor abordagem.

Outros problemas de comunicação

Em algum momento de sua vida, você provavelmente terá uma experiência com um "falador próximo". A quantidade de espaço pessoal necessário varia de acordo com a cultura, e as diferenças podem criar uma interação desconfortável para ambas as partes. Os americanos tendem a exigir mais espaço pessoal do que outros, então você pode ver a falta de espaço pessoal como agressivo ou agressivo, enquanto os funcionários estrangeiros podem pensar que você está sendo reservado. A pontualidade é outra questão que pode surgir no mundo dos negócios. Os americanos valorizam a oportunidade de reuniões e compromissos, enquanto nos países da América Latina, por exemplo, os horários dos encontros geralmente não são tão rigorosos. Você pode pensar que é rude se eles chegarem atrasados, mas pode ser um negócio normal para eles.