Quais São Os Diferentes Tipos De Cultura No Local De Trabalho?

Autor: | Ultima Atualização:

As culturas colaborativas promovem o trabalho em equipe.

Quando você pensa em culturas no local de trabalho, pode pensar nas várias nacionalidades de seus colegas. Mas o termo tem uma aplicação muito mais ampla. Onde quer que você tenha uma comunidade de pessoas, essa comunidade desenvolve sua própria cultura. Regiões e cidades têm suas próprias culturas, assim como indústrias e corporações. Entender a cultura de uma organização significa entender como as coisas são feitas e antecipar como os funcionários podem reagir a novas iniciativas ou mudanças de direção. Uma cultura organizacional altamente bem-sucedida é aquela que pode executar negócios de maneira ágil para permanecer lucrativa e competitiva.

Normativo

Todas as organizações desenvolvem regras para governar a operação do local de trabalho. Mas nem todas as culturas organizacionais valorizam tais regras. Os funcionários podem considerar que as regras não passam de palavras no papel. Em uma cultura normativa, o oposto é verdadeiro. Os funcionários reconhecem as regras e prestam muita atenção a elas. Os programas de treinamento garantem que os funcionários entendam os princípios por trás das políticas e procedimentos operacionais. Em algumas organizações, a adesão às regras pode estar vinculada a programas de seguro e à concessão de bônus corporativos.

Colaborativo

As organizações colaborativas promovem o compartilhamento de informações. Eles valorizam o trabalho em equipe e esperam participação total. Eles incentivam o compartilhamento de informações abertas e ativas e a geração de ideias, como designar locais de reunião especificamente para promover o brainstorming. Quadros brancos não são peças estáticas de equipamentos - eles são usados ​​regularmente. O ambiente do escritório tende a ser sociável. As pessoas falam porque, se não o fizerem, não podem colaborar

Baseado em controle

Embora as culturas colaborativas promovam a geração de ideias e o trabalho em equipe, as culturas baseadas em controle promovem a eficiência. A atmosfera pode ser considerada mais estéril e formal do que dentro de uma organização colaborativa. Um bom exemplo é um ambiente hospitalar, onde a eficiência é vital, particularmente em salas de emergência, onde a prática operacional deve permitir diagnósticos rápidos e cuidadosos. A capacidade de refinar a eficiência através de melhorias de processo controladas oferece uma vantagem em atender às demandas variáveis ​​dos pacientes 24 horas por dia.

Macho

Profissionais de vendas fornecem um bom exemplo para o que é conhecido como uma cultura machista. Tais culturas prosperam em ambientes de risco e recompensa, dentro do qual o feedback vem na forma de ganhos financeiros. Para se sobressair nesse tipo de organização, os funcionários devem ser altamente motivados. Prazos e metas de reuniões são motivadores constantes. Os funcionários competem contra seus pares, mas também competem contra si mesmos, porque normalmente precisam superar seus próprios níveis de desempenho em períodos anteriores. O estresse é alto e sem fim.