Quais São Os Perigos Do Potássio Baixo?

Autor: | Ultima Atualização:

O potássio é um íon essencial para a função celular

O potássio é um dos eletrólitos que permite que as células mantenham seu potencial de membrana ou capacidade de descarga. Os músculos e nervos lisos e esqueléticos são particularmente afetados quando os níveis de potássio caem. Potássio inadequado no sangue, ou hipocalemia, perturba a função elétrica das células afetando sua capacidade de despolarizar, ou descarregar, e repolarizar, ou recarregar.

Causas da Hipocalemia

A hipocalemia pode ocorrer quando as reservas de potássio no corpo são adequado, mas o saldo está desligado. Isto é frequentemente devido a uma mudança de potássio quando é transferido para as células do ambiente extracelular em resposta à alta insulina ou aos hormônios do estresse circulantes. Potássio baixo no sangue também pode ser o resultado de uma deficiência dietética, perdas renais ou perdas gastrointestinais devido a diarréia, vômito ou má absorção. Pessoas com pressão alta são freqüentemente prescritas diuréticas, que trabalham nos dutos coletores do rim para excretar sódio e água. Essa excreção leva à ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona, que responde à diminuição do volume e atua nos rins para conservar sódio e água se a pessoa se torna hipovolêmica por excesso de diurese. Quando o sódio é conservado, a excreção de potássio é aumentada, levando a níveis reduzidos.

Sintomas de hipocalemia

O potássio sérico normal varia de 3,5 a 5 milimoles por litro. Quando os níveis de potássio estão abaixo deste intervalo, as células não podem recarregar após a descarga e são incapazes de disparar repetidamente, o que leva à perturbação da sinalização elétrica entre as células. Este distúrbio resulta em fraqueza muscular, dores musculares e cãibras e palpitações cardíacas. Uma pequena queda no potássio pode não necessariamente causar sintomas, mas grandes gotas podem ser fatais. Sintomas mais graves de hipocalemia grave resultam de uma perturbação da atividade elétrica dentro das células condutoras. Estes incluem ritmos cardíacos anormais, constipação, fadiga, lesão muscular ou rabdomiólise, espasmos musculares e até mesmo paralisias periódicas

Tratamento da Hipocalemia

Os níveis de potássio acima de 3 milimoles por litro podem ser tratados com reposição oral de potássio se ocorrerem sintomas. No entanto, níveis séricos abaixo de 3 milimoles por litro podem requerer reposição intravenosa, pois níveis muito baixos podem se tornar rapidamente risco de vida. Quando o potássio é administrado por via intravenosa, deve ser administrado em infusão lenta, pois o potássio é irritante para as veias e sua infusão pode resultar em disritmia cardíaca.

Alimentos ricos em potássio

Bananas, em estado cru ou batido forma, são uma ótima fonte de potássio. Os amantes da carne podem procurar peixe, como salmão, bacalhau ou linguado, carne de vaca ou peru. Outras frutas e vegetais com altos níveis de potássio incluem melão, laranjas, morangos, kiwi, abacates, damascos, cogumelos, ervilhas, beterrabas e tomates.