Quais São Os Perigos Da Bilirrubina Alta Em Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

"Não, eu não estou com icterícia. Amarelo é minha sombra natural."

Se seu veterinário diz que a contagem de bilirrubina do seu gato é alta, isso pode significar várias coisas. Se você tiver sorte, a hiperbilirrubinemia, termo técnico para o excesso de bilirrubina, resulta de um problema facilmente tratável. Os perigos da bilirrubina alta dependem da causa.

Bilirrubina

De cor laranja-amarelo, a bilirrubina provém da hemoglobina decomposta em eritrócitos envelhecidos. Os glóbulos vermelhos mais velhos do corpo são retirados da circulação pelas células chamadas macrófagos do baço e do fígado. Os macrófagos produzem a bilirrubina, liberando-os na corrente sanguínea onde se juntam à albumina, uma proteína. Uma vez ligados, eles vão para o fígado, onde as células retiram a bilirrubina da albumina e a enviam para a vesícula biliar e ductos biliares. Ele acaba com a bile no intestino delgado para ajudar na digestão. Se houver excesso de bilirrubina no sistema de Fluffy, ele ficará com icterícia.

Icterícia

O sintoma mais comum de excesso de bilirrubina no sistema é icterícia. O branco dos olhos do seu gato, suas gengivas e pele, todos assumem um tom amarelo. Ele também é letárgico, não comendo, bebendo e fazendo xixi e seus bancos se assemelham a alcatrão. Sua urina pode ficar bastante laranja. No entanto, icterícia é um sintoma, não uma doença em si, então seu veterinário deve descobrir exatamente o que há de errado com seu gato

Doenças

Embora a icterícia geralmente resulte de doença hepática, não é a única causa. Gatos com altos níveis de bilirrubina e icterícia podem sofrer de linfoma, anemia hemolítica auto-imune, pancreatite, parasitas internos, inflamação da vesícula biliar e obstrução do fluxo biliar. Doenças do fígado que causam icterícia incluem lipidose hepática, mais conhecida como doença hepática gordurosa. A lipidose hepática pode ser revertida com um bom suporte nutricional, mesmo que isso signifique alimentação forçada. Câncer de fígado também pode causar icterícia, mas aqui o prognóstico não é muito bom.

Diagnóstico

Para descobrir por que Fluffy ficou amarelo, seu veterinário faz um exame físico cuidadoso e pergunta sobre o histórico médico do gato. Ela vai coletar sangue e urina para testes básicos, o que inclui um hemograma completo e urinálise. Seu veterinário pode recomendar raios-X ou um ultra-som, bem como testar os ácidos biliares do soro e parasitas no sangue. Se os resultados indicarem doença hepática, ela poderá realizar uma biópsia hepática. O tratamento e o prognóstico do seu gato, tudo depende do que está causando os altos níveis de bilirrubina.