Quais São As Causas De Fraqueza Em Gatinhos?

Autor: | Ultima Atualização:

Porque malícia?

Não há nada como a alegria dos gatinhos. Eles são minúsculos feixes de energia felina, jogando e causando estragos até que eles caem de exaustão em pequenos montes de gatinho. Mas nem todos os gatinhos são saudáveis ​​e bem. Se um filhote da ninhada ficar fraco, leve-o ao veterinário imediatamente.

Síndrome do gatinho de desvanecimento

Também conhecida como falha no desenvolvimento, a síndrome do gatinho enfraquecido geralmente ocorre cedo. Pode resultar de defeitos congênitos, infecção ou baixo peso ao nascer. Se os gatinhos nascem do lado de fora no frio, a hipotermia pode fazê-los, já que suas funções corporais rapidamente descem. Menos comum é a hipertermia, quando os gatinhos estão muito quentes. Eles podem desidratar e esgotar-se ofegando por ar. Durante a primeira semana de vida, os gatinhos não têm capacidade de regular a temperatura do corpo, então eles precisam de um ambiente "perfeito".

Anemia da pulga

As pulgas fazem mais do que deixar os gatinhos coçando. Eles podem matar. Filhotes jovens com infestações por pulgas geralmente são vítimas de anemia causada por pulgas sugando seu sangue. A anemia por pulgas é provavelmente a causa número 1 de morte em gatinhos domésticos, observa Veterinary Partner. Se você ver pulgas em sua mãe gato ou gatinhos, leve-os ao veterinário. Embora um tratamento de pulga ou tópica possa ajudar um gatinho mais velho, uma transfusão de sangue pode ser necessária para salvar a vida de um filhote mais jovem.

Fatores ambientais

Se os filhotes parecem fracos, procure por quaisquer fatores ambientais óbvios. Talvez você esteja limpando a área onde estão quaisquer produtos químicos fortes ou desinfetantes, ou seu espaço é mal ventilado. Se for uma ninhada grande, verifique se a gata mãe tem mamilos suficientes para alimentar todos os gatinhos ou se um gatinho pequeno não pode competir com seus irmãos pela nutrição. Se não houver comida suficiente para todos, talvez seja necessário suplementar com sucedâneos de leite para gatos disponíveis comercialmente

Infecções

Como os filhotes têm sistemas imunológicos imaturos, eles são especialmente vulneráveis ​​a infecções virais ou bacterianas. Gatinhos muitas vezes pegam o herpesvírus felino de sua mãe enquanto ainda no útero. Se os seus gatinhos começarem a espirrar e ficarem letárgicos ou com os olhos cheios, o herpesvírus provavelmente é o culpado. Enquanto o vírus permanece com o gato pelo resto de sua vida, seu veterinário pode tratar os sintomas.

Negligência materna

Às vezes, a gata mãe não quer nada com seus filhotes. Se for esse o caso, você precisa encontrar uma mãe que esteja amamentando e que esteja disposta a pegar um gatinho ou dois, ou, dependendo do tamanho da ninhada, algumas nutrizes dispostas a aceitar gatinhos. Como isso é improvável, há uma boa chance de você assumir a tarefa de alimentar os gatinhos sozinho. Converse com seu veterinário sobre como alimentar o substituto do leite de gatinho e os cuidados necessários para os filhotes

Isoeritrólise Neonatal

A isoeritrólise neonatal ocorre quando os filhotes recém-nascidos têm um tipo sanguíneo diferente do da mãe. Depois de beber o leite nutritivo, chamado colostro, os anticorpos do colostro começam a destruir os glóbulos vermelhos do filhote. Saudáveis ​​ao nascer, alguns gatinhos enfraquecem rapidamente e começam a morrer. A mãe gata tem sangue tipo B, enquanto os filhotes com sangue tipo A são afetados. Qualquer gatinho com sangue tipo B ou sangue tipo AB pode continuar a amamentar e deve estar em ordem. Embora os gatinhos afetados morram freqüentemente, se eles forem removidos de sua mãe e alimentados temporariamente com substituto de leite ou enfermeira de uma mãe substituta de sangue tipo A, eles podem ser colocados de volta com sua mãe natural dentro de quatro dias. Até então ela está produzindo leite e não colostro.