Quais São As Causas Dos Cálculos Biliares Em Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

"Essas pedras tiveram um pouco de bile em mim."

Os cálculos biliares não ocorrem frequentemente em gatos, mas quando o fazem, mantenha um olho para fora para problemas de fígado também. Há pouco que você pode fazer para evitar cálculos biliares, mas também há apenas uma pequena chance de seu gato ser afetado. Se afetada apenas pelos cálculos biliares, a maioria dos gatos responde ao tratamento.

Cálculos biliares

A doença biliar é formalmente chamada colelitíase, com as pedras conhecidas como colélitos. Eles realmente são pequenas pedras, parecendo seixos que você pode encontrar em sua garagem. Geralmente, eles são formados de carbonato de cálcio. Os números podem variar de um a literalmente centenas. Esses colélitos podem passar da vesícula biliar para os ductos biliares, bloqueando o fluxo de bile do fígado. A bílis é criada no fígado e depois entra na vesícula biliar para ser armazenada até ser necessária no intestino delgado, onde auxilia na digestão dos alimentos.

Sintomas

Às vezes, os gatos com cálculos biliares não exibem nenhum sintoma. Se for esse o caso, seus cálculos biliares não o incomodam e você pode permanecer inconsciente de sua existência. Isso também é verdade com as pessoas - você pode ter algumas pedras na vesícula biliar e não perceber até que ocorra um problema. Gatos com uma infecção por causa dos cálculos biliares podem vomitar, parar de comer e aparecer com dor. Como os cálculos biliares afetam os ductos biliares e o fígado, seu gato pode sofrer de icterícia, o que significa que o branco dos olhos e as membranas mucosas desenvolvem um tom amarelado.

Causas

Vários fatores causam a formação de cálculos biliares. Seu gato pode estar sofrendo de uma infecção bacteriana ou um tumor, ou a vesícula biliar pode estar com defeito. As pedras podem resultar de muito cálcio ou colesterol na bile. A inflamação pode causar formação de pedra. De acordo com o Colégio Americano de Cirurgiões Veterinários, a raridade dessas pedras em gatos é provavelmente porque os gatinhos têm menos colesterol na bile do que você.

Diagnóstico

Seu veterinário faz um raio X ou ultra-som para determinar se o seu gato tem cálculos biliares. Ela vai levar sangue para o teste e pedir um hemograma completo para ver se o seu gato tem uma infecção. Uma vez que outras doenças do fígado e do trato gastrointestinal produzem sintomas semelhantes, ela terá que descartar essas doenças antes do início do tratamento.

Tratamento

Em alguns casos, o veterinário pode prescrever medicação para dissolver as pedras. Caso contrário, ela realiza uma cirurgia para se livrar dos cálculos biliares. Isso pode ser uma colecistectomia, na qual a vesícula biliar é removida, ou uma colecistotomia, na qual as pedras são removidas e a vesícula biliar permanece. Se o seu gato sofre de distúrbios relacionados ao cálculo biliar, como a colangioepatite, em que um cálculo biliar obstrui os tratos entre a vesícula biliar e o fígado, a remoção cirúrgica das pedras restaura a função normal. A maioria dos gatos se recupera muito bem da cirurgia da vesícula biliar, mas a recuperação geral e o prognóstico dependem da causa das pedras.