Quais São As Causas De Fasciculações Em Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

Se Mittens se contorce durante o sono, há chances de que ela esteja apenas sonhando.

"Fasciculation" é um bocado, mas tem um significado bem simples: menor contração dos músculos em uma área específica. Se você perceber que o Mittens está se contraindo, preste atenção ao contexto. Ela pode estar excitada ou agitada sobre o que está acontecendo naquele momento, ou uma razão médica pode estar por trás do movimento.

Contrações e tremores

Uma contração muscular não é uma condição médica; por si só, é inofensivo. Torções e tremores, formalmente conhecidos como fasciculações, são movimentos musculares involuntários que alternam entre contração e relaxamento. Eles podem ser rápidos ou lentos e podem ocorrer em qualquer parte do corpo de Mitten; alguns são localizados e alguns percorrem todo o corpo. Tremores concentrados em uma área tendem a ocorrer na cabeça ou nas patas traseiras. Fasciculações geralmente têm causas inofensivas, embora algumas vezes condições mais sérias estejam por trás dos tremores

Contração Inofensiva

Se Mittens tem um assento na janela onde pode se dedicar a observação de pássaros, você provavelmente notou sua cauda tremendo de excitação. O movimento rápido da cauda é um sinal de que ela está empolgada ou agitada com alguma coisa. Se ela estiver esparramada em sua cadeira favorita, aproveitando uma de suas numerosas sonecas diárias, não se surpreenda se ela tiver um tremor ou dois. É perfeitamente normal que os gatos se mexam durante a fase de movimento rápido dos olhos do sono.

Causas Médicas

Algumas fasciculações têm causas bastante diretas. Se Mittens tiver coceira na pele, ela se contorcerá em resposta na área afetada; os ácaros da orelha causam espasmos semelhantes, como os bichinhos irritam seus ouvidos. Mudanças de vida, como um novo membro da família ou moradia, podem causar ansiedade, potencialmente levando a tremores. Causas médicas mais graves para contrações musculares incluem níveis baixos de cálcio no sangue, hipoglicemia, deficiência de vitamina B1, deficiência de magnésio, doença renal, raiva e envenenamento por medicação, plantas ou outras substâncias tóxicas. Os tremores também podem acompanhar convulsões e traumas. A hiperestesia felina, conhecida como doença de pele rolante, também pode causar tremores, entre outros sintomas

Tratar a contração muscular

Se Mittens estiver se contraindo durante o sono, não há motivo para preocupação. Se ela está se contorcendo regularmente sem motivo aparente, leve-a ao veterinário, especialmente se ela apresentar outros sintomas. Seu histórico médico, sintomas e localização das fasciculações serão considerados, juntamente com o trabalho de laboratório, incluindo um hemograma completo, urinálise e perfil bioquímico. Ocasionalmente, raios X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem ser necessários. O objetivo do tratamento é determinar a causa subjacente dos tremores. O tratamento pode incluir suplementação vitamínica ou mineral, prescrever uma medicação anti-inflamatória, antibiótica ou antiparasitária, induzir ao vômito se houver suspeita de intoxicação ou mudar a medicação. Às vezes, a causa do espasmo é idiopática ou desconhecida; se esse for o caso de Mittens, o veterinário pode prescrever medicação para ajudar a controlá-la.