Quais São As Causas Do Congestionamento Da Cabeça Dos Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

Recuperar de um resfriado não é tão fácil para um gato quanto para um humano.

Se o seu gatinho tiver resfriado, pegue-o ao veterinário imediatamente. Infecção respiratória superior é como o resfriado comum, mas muito mais mortal em gatos. Se for descoberto cedo, pode ser tratado com resultados promissores, mas há outras razões pelas quais um gato pode ficar congestionado.

Alergias podem causar congestão em gatos, de acordo com a Dra. Donna Spector, veterinária especialista em doenças respiratórias. problemas em animais de estimação e serve como o veterinário in-house para produtos para animais Halo. Se o congestionamento produz uma descarga nasal clara, seu gato pode ter uma alergia alimentar ou pulga, ou pode ser alérgico a algo no ambiente, como certas gramíneas, ervas daninhas ou pólen. Seu veterinário usará uma série de testes de diagnóstico para determinar se há uma alergia, bem como o alérgeno em si. Se os testes de alergia são positivos e conclusivos, então é apenas uma questão de eliminar o alérgeno do ambiente do seu gato, ou mudar a comida da Kitty. Seu veterinário será capaz de direcioná-lo para o melhor alimento hipo-alergênico para o seu gato

Infecção

Outra causa de congestionamento da cabeça em gatos é a presença de uma infecção. A descarga será muito semelhante à de um humano com um resfriado. Pode começar como um fluido claro, mas ficará mais espesso, mais nublado e verde-amarelado à medida que a infecção progride. As infecções podem ser de natureza bacteriana, viral ou fúngica. Se a infecção é viral, é mais provável que seja um problema crônico e pode ser herpes felino, vírus da rinotraqueíte ou calicivírus felino. Esses vírus não podem ser curados, mas controlados através do reforço do sistema imunológico. Infecções bacterianas e fúngicas podem ser tratadas com medicação. No entanto, a fisiologia do seio felino é complicada e cheia de cantos e recantos nos quais os patógenos podem se esconder.

Câncer

Câncer nas passagens nasais ou seios nasais é outra razão pela qual os gatos ficam congestionados. Um tumor pode começar pequeno, mas à medida que cresce, começa a agravar e inflamar os seios, causando congestionamento. Seu veterinário terá que fazer uma biópsia do tumor para determinar se ele é maligno ou benigno. No entanto, independentemente dos resultados da biópsia, a massa quase sempre terá que ser removida cirurgicamente ou o seu gato irá desenvolver corrimento nasal crônico, espirros e dificuldade para respirar. O câncer nem sempre é curável simplesmente removendo a massa, mas a cirurgia para remover ou reduzir a massa pode melhorar significativamente a qualidade de vida do seu gato

Pólipos

Os pólipos são crescimentos que ocorrem praticamente em qualquer parte do corpo. Quando eles crescem no ouvido, nariz ou garganta do seu gato, eles podem causar uma série de sintomas, incluindo o congestionamento. Dependendo de onde os pólipos estão, eles também podem causar dificuldade em respirar, comer ou ouvir. Se perto do ouvido interno, eles também podem causar o seu gato a perder o equilíbrio. Os pólipos nasais desencadeiam espirros que, por sua vez, produzem quantidades maciças de muco. Os pólipos devem ser removidos cirurgicamente ou então crescerão e continuarão a causar problemas respiratórios. Seu veterinário vai querer fazer uma biópsia do tecido do pólipo para confirmar a ausência de células cancerígenas, já que nem sempre é claro pela sua aparência se elas são malignas ou benignas.