Vertigo Em Cães

Autor: | Ultima Atualização:

"Não vamos levantar muito rápido ou teremos nossas 'tonturas'."

Se você já conheceu uma pessoa com vertigem, você saberá que a terrível tontura e náusea não tem nada a ver com as alturas. Seu cão pode desenvolver a mesma condição, então se você o vir cambaleando, inclinando a cabeça de forma estranha e possivelmente vomitando também, pode ser vertigem canina.

Síndrome Vestibular Canina

É comumente chamada de vertigem, mas o nome apropriado para é a síndrome vestibular canina. O sistema vestibular processa informações sobre o movimento do seu cão. Quando ele se levanta para passear, uma mensagem viaja através de uma rede de nervos até o cérebro e o mecanismo de equilíbrio entra em ação. Se o caminho estiver danificado, seu animal de estimação começará a mostrar uma variedade de sintomas associados ao desequilíbrio. O sistema vestibular está localizado no ouvido interno, e é aí que o problema geralmente começa. A causa mais comum do problema é uma infecção do ouvido médio, mas há outras, como um tímpano perfurado e até uma alergia a certos antibióticos. Menos comumente, a vertigem canina começa no sistema nervoso central. É incomum ver problemas de vertigem em cachorros ou filhotes jovens, embora seu filhote possa nascer com ele, caso em que pode aparecer antes dos 3 meses de idade. Primeiramente, os veterinários veem a condição em cães mais velhos e de meia idade.

Sintomas

A falta de equilíbrio faz com que seu animal de estimação fique com uma séria confusão. Você pode notar ele cambaleando, circulando e inclinando a cabeça para o lado. Ele pode de repente desenvolver movimentos oculares bruscos, e a tontura causada pela falta de equilíbrio provavelmente fará com que ele baba mais e possivelmente vomite. Nos cães mais velhos, os sintomas são por vezes confundidos com um acidente vascular cerebral. A vertigem é particularmente difícil para os cães mais velhos e você pode achar que seu velho amigo não pode ir ao banheiro tão facilmente, e ele também acha que comer e beber é mais um desafio.

Tratamento

Seu veterinário precisa fazer uma avaliação física completa do seu cão. Isso provavelmente incluirá um exame de ouvido e testes neurológicos para descobrir se o ouvido ou o sistema nervoso central é a causa do problema. O veterinário precisa eliminar outras possíveis causas dos sintomas do seu cão, para que ele possa realizar uma grande quantidade de testes. Depois que ele souber a causa, seu veterinário prescreverá o tratamento correto. Drogas de enjoo ajudam a aliviar a náusea do seu animal de estimação e se a vertigem deriva de uma infecção no ouvido, então ele provavelmente irá prescrever antibióticos para isso. O tratamento realmente depende da causa, então não há um tratamento universal para a condição. A boa notícia é que a vertigem geralmente dura apenas algumas semanas no máximo, e você pode desempenhar um papel importante na convalescença do seu animal de estimação.

Cuidados

Enquanto seu amigo peludo está recebendo tratamento e se recuperando, ele realmente precisa de você para fornecer um ambiente calmo e de apoio para ele. O caos só vai piorar seus sentimentos de confusão. Você pode precisar levá-lo para fora do banheiro. Além disso, você pode ter que trazer o café da manhã na cama e alimentá-lo com a mão até que ele recupere seu senso de equilíbrio. A veterinária Karen Becker sugere que você dê ao seu animal de estimação essências de ervas calmantes, como camomila, maracujá ou valeriana, para aliviar o estresse que seu animal de estimação sente durante sua doença.