Valor De Ações Vs. Risco De Estoque De Crescimento

Autor: | Ultima Atualização:

Um cálculo cuidadoso de seu risco é essencial ao mergulhar nos mercados

Se você estiver mergulhando no mercado de ações, esteja ciente do que "risco" realmente significa. Você não está apenas arriscando uma perda em uma ação; risco também significa ter a chance de não ganhar o suficiente do mercado para acompanhar a inflação. Neste jogo existem duas abordagens básicas e muito diferentes para avaliar uma empresa e o risco de comprar suas ações.

Valor vs. Crescimento

Os investidores em ações se dividem em duas grandes categorias: valor e crescimento. Um investidor em valor está à procura de pechinchas: ações cujo preço é menor do que seu valor real quando você leva em consideração os ganhos e as perspectivas futuras da empresa. Os investidores em crescimento estão menos interessados ​​no preço das ações. Eles querem empresas que tenham sucesso e ganhem dinheiro, ou aquelas com um produto ou modelo de negócios que outros investidores estejam recompensando com uma alta avaliação de ações.

Valor: Os riscos

Existe uma importante teoria de investimento conhecida como "eficiente". hipótese de mercado ", sustentando que toda a informação disponível já está precificada em ações e no mercado. Portanto, não adianta tentar superar o mercado procurando ações subvalorizadas - elas já são totalmente valorizadas pelos investidores, que, como comunidade, possuem todo o conhecimento relevante sobre ativos, lucros, dívidas e coisas do gênero. Isso seria uma má notícia para os investidores de valor, que estão essencialmente tentando entrar em ações antes de serem "descobertos". O risco é que uma ação seja subvalorizada por um bom motivo, que o mercado reconheça coletivamente esse fato e que o preço seja obrigado a permanecer baixo para sempre. Portanto, um investidor em valor arrisca investir dinheiro em uma ação que não leva a lugar algum, arrecadando capital que poderia estar obtendo um retorno muito melhor em algum outro lugar.

Perspectivas de crescimento

Um investidor em crescimento acredita em empresas que já são bem-sucedidas e estão sendo recompensadas por um preço de ação que é alto em relação aos ganhos. A medida básica disso é a relação preço / lucro, que mostra o preço das ações como um múltiplo do lucro líquido da empresa. Um alto P / E significa alto crescimento geralmente - mas também maior risco. Se o P / E de uma ação for de 50, mas a empresa estiver crescendo apenas 10% ao ano, o mercado está mostrando um otimismo de que o crescimento não só continuará, mas também acelerará. Um único bit de notícias negativas, a súbita aparição de um concorrente em cena, um relatório de lucros pior do que o esperado - qualquer um ou todos esses eventos podem reduzir o estoque de crescimento e rapidamente.

Devoluções comparativas

Os retornos também dependem do tamanho relativo da empresa na qual você investe, com ações de "small-cap (para capitalização)" que apresentam maior risco e recompensa. Um estudo relatado pela Fidelity.com descobriu que, durante um período de 30 anos, de 1980 a 2010, as ações de valor "mid-cap" superaram suas contrapartes orientadas ao crescimento, retornando 13,51% ao ano contra 11,27%, conforme medido pelos principais índices do mercado. O retorno dos estoques de valor "small-cap" foi ainda maior, em 14,13% ao ano. Os retornos geralmente mais altos de ações e fundos orientados a valor também são conhecidos como "prêmio de valor".

Risco de Inflação

Em todos os momentos, os investidores de valor e crescimento devem estar cientes do risco de inflação. Isso significa a erosão gradual do poder de compra pelo processo econômico inexorável da inflação: um declínio no valor do dinheiro. Se os retornos de seu investimento não estiverem acompanhando a taxa de inflação, você estará perdendo dinheiro. Esse cenário deve fornecer uma reflexão séria para aqueles que desejam economizar, ou que têm certas despesas futuras em mente, como uma nova casa ou uma educação universitária. A resposta pode estar em investimentos que devem continuar crescendo em um ambiente inflacionário, como imóveis, recursos naturais ou ouro. Para evitar completamente o declínio do mercado acionário, bem como o risco de inflação, você também pode olhar para os títulos protegidos pela inflação do Tesouro, ou TIPS, títulos de renda fixa seguros que são indexados ao aumento gradual do custo de vida.