Uso De Fertilizantes Orgânicos E Inorgânicos

Autor: | Ultima Atualização:

Fertilizantes orgânicos e inorgânicos funcionam de diferentes formas em seu solo

Todos os fertilizantes fornecem plantas com os nutrientes que seu jardim precisa estar em ótima forma. No entanto, os fertilizantes orgânicos e inorgânicos fornecem nutrientes ao solo de diferentes maneiras. Os fertilizantes orgânicos criam um ambiente saudável para o solo durante um longo período de tempo, enquanto os fertilizantes inorgânicos funcionam muito mais rapidamente, mas não conseguem criar um ambiente sustentável. Escolha o que melhor atenda às suas necessidades, ou considere combiná-los para obter o melhor das duas opções

O que são fertilizantes orgânicos e inorgânicos?

Os fertilizantes orgânicos são compostos de ingredientes naturais de plantas ou animais. Exemplos incluem estrume e partes de plantas, como folhas e cascas de amendoim. Composto, uma mistura de detritos vegetais quebrados por processos naturais, também é considerado um fertilizante natural ou orgânico. Os fertilizantes inorgânicos, por outro lado, são fabricados a partir de minerais ou produtos químicos sintéticos. Os fertilizantes orgânicos e inorgânicos complementam o solo e alimentam as plantas com nutrientes. Macronutrientes - aqueles nutrientes que as plantas requerem em grandes quantidades - incluem nitrogênio, fósforo e potássio e estão listados como porcentagens no saco de fertilizantes.

Prós e Contras

Há benefícios e o que alguns podem considerar desvantagens de produtos orgânicos e fertilizantes inorgânicos. Decidir qual tipo usar pode depender da sua situação horticultural. De acordo com a North Carolina State University, a matéria orgânica em fertilizantes naturais promove um ambiente propício para as minhocas e aumenta a capacidade de retenção de água e nutrientes. Os fertilizantes orgânicos liberam nutrientes lentamente, contando com organismos do solo para decompor a matéria orgânica. Um cenário de liberação lenta diminui o risco de lixiviação de nutrientes, mas leva tempo para fornecer nutrientes às plantas. Os fertilizantes inorgânicos contêm uma maior porcentagem de nutrientes e os fornecem mais rapidamente que os fertilizantes orgânicos. Este é um benefício para plantas com uma vida útil curta, como plantas de cama, mas a forma concentrada aumenta o risco de queimar a planta se aplicada incorretamente, e a liberação rápida de nutrientes pode resultar em lixiviação do solo.

termo Eficácia

A pesquisa comparando fertilizantes orgânicos e inorgânicos fornece evidências convincentes de que os fertilizantes orgânicos reforçam a saúde do solo a longo prazo. Em um estudo realizado na Suécia com mais de 32 anos, os cientistas Artur Granstedt e Lars Kjellenberg relataram as diferenças na estrutura do solo e na qualidade das culturas entre um sistema orgânico e inorgânico. Eles descobriram que o solo no sistema orgânico tinha maior fertilidade, e as culturas orgânicas tinham maior rendimento e teor de amido do que o sistema inorgânico. Em contraste, o uso a longo prazo de fertilizantes sintéticos esgota os organismos do solo da matéria orgânica que eles precisam, afirma a Associação de Agricultores e Jardineiros Orgânicos de Maine. Eventualmente, esses organismos desaparecem em solos dependentes de fertilizantes inorgânicos.

Abordagem Integrada

Não precisa ser fertilizante orgânico ou inorgânico. Uma abordagem integrada combina o uso de ambos. Um estudo publicado em 2009 descreveu os benefícios de um sistema integrado em campos de arroz na Índia. Os autores descobriram que uma combinação de fertilizantes orgânicos e sintéticos resultou em rendimentos que aumentaram ao longo de cinco anos. Eles concluíram que uma abordagem integrada melhorou a capacidade do solo de fornecer nutrientes. Uma mistura de fertilizantes orgânicos e inorgânicos pode se adequar à sua paisagem.