A Uri Em Gatos E A Duração Da Recuperação

Autor: | Ultima Atualização:

A URI é altamente contagiosa em gatos.

Aww, o gatinho tem as fungadas? O que é apenas um incômodo comum para os seres humanos pode ser um evento com risco de vida para os gatos. É importante obter um diagnóstico precoce e tratar a URI de forma agressiva. Por que descarrilar gatos tão facilmente é um mistério, mas há esperança de um bom prognóstico.

O que é?

A URI é a sigla para infecção do trato respiratório superior. Pode ser causada por uma invasão de bactérias, mas as infecções virais são muito mais comuns. Afeta o nariz, a garganta e os seios do gato. É muito comum entre os gatos em abrigos e, quando levanta a cabeça feia, gerentes e funcionários de abrigos entram em ação para impedi-los de morrer. Se não for tratada, a URI pode se espalhar como fogo entre os gatos do abrigo. Se o seu gato tiver os fungos, a primeira coisa que você precisa fazer é isolar o gato dos outros na casa. Então, vá ao veterinário para alguns antibióticos. A sopa de galinha e a vapo-esfrega não eliminam esse problema, mas chamam de armas grandes.

Sintomas iniciais

Período de incubação - ou seja, o período de tempo entre o momento em que o gato é exposto vírus e o tempo de início dos sintomas - são de dois a dez dias. Os sintomas iniciais de URI em gatos são semelhantes aos sintomas de resfriado em pessoas. Eles espirram, fungam e tossem. Eles têm coriza e a descarga pode ser clara para colorida e turva, tornando-se mais à medida que a doença progride. Muitos gatos desenvolvem febre e se recusam a comer ou beber. Kitty vai respirar pela boca porque o nariz dela está abafado. Ela pode babar. É importante não apenas isolar um gato doente dos outros, mas garantir que tudo que o gato doente tenha tocado seja higienizado, pois esse vírus é derramado em praticamente todas as superfícies em que seu gato espirra, tosse ou respira e pode durar até uma semana fora do host

Agora O que?

Quando o gatinho estiver isolado, é uma boa prática colocar um nebulizador ou umidificador em seu quarto para ajudá-lo a respirar ou colocá-lo em um banheiro por 15 minutos duas vezes ao dia com um umidificador. A maioria dos gatos com URI pode ser tratada em casa desde que esteja sob a supervisão indireta de um veterinário. Isso significa que seu veterinário deve ser mantido a par de quaisquer alterações nos sintomas do seu gato e prescrever medicação, conforme necessário. Os antibióticos são o tratamento de escolha. Os antibióticos não bloqueiam os vírus, mas são usados ​​profilaticamente contra infecções bacterianas secundárias oportunistas. Tratar um URI viral significa tratar os sintomas. Se o seu gatinho estiver congestionado, dê a ela um medicamento anticonvulsivante, se ela não estiver comendo, incentive-a a comer, seduzindo-a com alimentos malcheirosos, pois seu olfato está em declínio.

Tempo de Recuperação

Cada gato se recupera da URI em seu próprio ritmo, dependendo da saúde geral do gato, da complicação da doença e da qualidade dos cuidados de enfermagem. Um gato adulto saudável com um URI relativamente simples, cujo dono limpa seu nariz escorrendo, mantém seu ambiente limpo, fornece tratamentos para nebulizadores e tem estado medicando-o fielmente e vai se recuperar mais rápido do que um gato que precisa combater a doença sozinho. Normalmente, a URI dura de uma a três semanas e o gatinho é contagioso durante todo esse tempo. Gatinhos e gatinhos geriátricos podem levar as três semanas completas para se recuperar. Se a doença não for tratada e for grave, pode evoluir para pneumonia, problemas respiratórios crônicos ou mesmo cegueira.