Retiradas do seu plano 401 (k) são tributáveis mesmo se você estiver desempregado.
Se você perdeu seu emprego, seu plano 401 (k) pode ser muito tentador para fazer face às despesas. Antes de tentar retirar dinheiro, verifique se você está ciente dos impostos e penalidades aplicáveis. Por causa dos impostos e penalidades, você geralmente quer esgotar todas as suas outras opções antes de tocar seu 401 (k).
Distribuições Permitidas
Ao contrário dos IRAs, que permitem que você faça distribuições a qualquer momento, os planos 401 (k) só permitem distribuições em determinadas circunstâncias. No entanto, estas circunstâncias incluem se você deixar o seu trabalho, independentemente de ter sido sua culpa ou não. Como resultado, se você estiver desempregado, poderá tirar dinheiro do seu plano 401 (k). Se você fizer uma distribuição de um plano tradicional 401 (k), toda a distribuição será uma receita tributável. Se você fizer a distribuição de um plano Roth 401 (k), terá que dividir a distribuição entre os lucros tributáveis e as contribuições livres de impostos com base na composição da conta.
Penalidades Potenciais
Se você estiver sob o 59 1 / 2 quando fizer uma distribuição do seu plano 401 (k), o IRS considerará uma retirada não qualificada. Como resultado, você terá que pagar uma multa adicional de 10 por cento sobre a parte tributável da retirada. Por exemplo, se você considerar uma distribuição totalmente tributável de um plano tradicional 401 (k), a multa de porcentagem 10 será aplicada a toda a distribuição. Se você receber uma distribuição antecipada de $ 8,000 de um plano Roth 401 (k) e $ 3,000 for tributável, a multa será aplicada somente à parte tributável de $ 3,000.
Nenhuma exceção genérica
"Desemprego" não é uma exceção do imposto adicional de porcentagem 10, a menos que seja devido a uma deficiência ou pelo menos 55, portanto, a menos que você tenha uma dificuldade mais específica, você deve tanto o imposto de renda diferido quanto o 10. por cento de penalidade. Por exemplo, se você tiver despesas médicas que excedam a porcentagem limite de sua renda ou se o IRS cobrar seu plano 401 (k), você poderá remover essas quantias sem pagar a penalidade. No entanto, você ainda deve impostos de renda.
Relatório Fiscal
Se você fizer uma distribuição do plano 401 (k) enquanto estiver desempregado, receberá um Formulário 1099-R que documenta a distribuição para fins fiscais. Ao arquivar seus impostos, você terá que usar o Formulário 1040 e preencher o Formulário 5329 para calcular sua multa ou, se uma exceção for aplicável, documentar sua isenção. Relate a distribuição como uma distribuição de pensão e anuidade.