Tipos De Estereótipos No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Um estereótipo é que mulheres atraentes são contratadas por sua aparência.

Assim como os estereótipos são prejudiciais e injustos na vida cotidiana, eles podem rapidamente destruir a moral e produtividade no local de trabalho. Diferentes graus de estereótipos ocorrem nos locais de trabalho, apesar de uma maior conscientização e aceitação da diversidade. Os empregadores devem garantir que não perpetuem os estereótipos, enquanto agem rapidamente para disciplinar aqueles que o fazem.

Visão geral

Os estereótipos do local de trabalho geralmente estão relacionados a gênero, raça, preferência sexual e religião. Estereótipos no escritório não são distintamente diferentes dos estereótipos na vida cotidiana, especialmente considerando que a força de trabalho moderna inclui pessoas de todas as nacionalidades, idades, raças e preferências sexuais. Um estereótipo não é necessariamente assédio no local de trabalho; se um funcionário acredita em algo sobre um colega de trabalho por causa de sua idade, por exemplo, ele não está assediando a menos que ele tome medidas para fazê-lo.

Estereótipos de Gênero

Apesar dos avanços das mulheres no local de trabalho nos últimos várias décadas, os estereótipos sobre as mulheres são predominantes em muitos escritórios. Exemplos comuns incluem que uma mulher com cabelo loiro não é inteligente e, portanto, não pode cumprir tarefas simples, ou que uma mulher atraente que recebe uma promoção é recompensada porque ela flertou ou dormiu com seu supervisor. "Forbes" relata que estereótipos masculinos / femininos comuns são que os homens são muito estóicos e mantêm seus sentimentos enquanto as mulheres são muito emocionais no trabalho.

Estereótipos de idade

Estereótipos relacionados à idade prevalecem em locais de trabalho que empregam pessoas de faixa etária. Os funcionários mais jovens podem acreditar que os funcionários mais velhos são incapazes de acompanhar as tendências atuais, enquanto os trabalhadores mais velhos podem erroneamente acreditar que seus jovens colegas de trabalho são preguiçosos. Um estudo de 2011 do grupo de consultoria Achieve Global relata que os traços de um local de trabalho com problemas associados à idade incluem os funcionários que julgam um ao outro com base apenas em sua idade e empregadores que contratam apenas pessoas de determinada faixa etária.

Estereótipos de raça

O site Law Teacher relata que os estereótipos raciais são comuns porque a cultura popular muitas vezes perpetua essas crenças. Por exemplo, muitos estereotiparão os afro-americanos como sendo preguiçosos ou pouco inteligentes, enquanto outros podem acreditar que a maioria dos latinos que trabalham nos EUA está no país ilegalmente. Alguns estereótipos têm uma virada positiva, mas são estereótipos, no entanto. Muitas pessoas assumem que todos os asiáticos são qualificados em disciplinas como a matemática.