Tipos De Carreiras No Serviço Social

Autor: | Ultima Atualização:

Os assistentes sociais podem trabalhar com pessoas de qualquer idade.

Embora os assistentes sociais geralmente caiam em uma de duas categorias, há um número de subgrupos e especialidades dentro dessas categorias. . Os assistentes sociais de serviço direto trabalham com as pessoas para ajudá-los a resolver problemas em sua vida cotidiana, enquanto os assistentes sociais clínicos trabalham com pessoas que têm problemas mentais, comportamentais ou emocionais. Os assistentes sociais clínicos são obrigados a ter um mestrado e devem ser licenciados em todos os estados. Os assistentes sociais de serviço direto são licenciados em alguns estados.

Serviço Social de Serviço Direto

Trabalhadores sociais de serviço direto trabalham com seus clientes para determinar necessidades, pontos fortes e redes de apoio para ajudá-los a resolver problemas da vida cotidiana, como recebendo comida e abrigo. Eles podem fazer referências ou ajudar os clientes na obtenção de vale-refeição, assistência infantil, assistência médica ou benefícios financeiros. Um assistente social de serviço direto também pode ajudar pessoas com doenças crônicas, como diabetes ou doenças cardíacas graves, ajustar-se às mudanças em suas vidas, defender recursos e ajudá-los a trabalhar com agências governamentais.

Criança, família e escola

O grupo de assistentes sociais de serviço direto inclui assistentes sociais infantis e familiares e assistentes sociais escolares. Os assistentes sociais infantis podem ajudar a organizar adoções, intervir em situações em que as crianças estão sendo abusadas ou negligenciadas e ajudar os pais a encontrar serviços ou solicitar benefícios. Outros trabalham no sistema de assistência social, encontrando ou avaliando famílias adotivas e supervisionando as crianças que foram colocadas em uma casa para atendimento. Os assistentes sociais da escola colaboram com professores e pais para ajudar a melhorar o desempenho acadêmico ou fortalecer o desenvolvimento social. Eles podem ajudar com problemas como bullying, comportamento agressivo ou freqüentes ausências escolares

Assistência Social Clínica

Os assistentes sociais clínicos fornecem terapia de saúde mental ou comportamental para indivíduos, casais ou grupos. Eles diagnosticam problemas de saúde mental, como transtorno bipolar ou problemas emocionais, como ansiedade e depressão. Os assistentes sociais clínicos licenciados, comumente chamados de LCSWs, também fazem encaminhamentos para outros serviços, incluindo atendimento médico, tratamento de abuso de substâncias ou cuidados com a saúde mental. Os assistentes sociais clínicos podem trabalhar em consultório particular e podem contratar seguradoras ou Medicare por seus serviços.

Gerontologia, Hospício e Abuso de Substâncias

Subgrupos de assistentes sociais clínicos incluem aqueles que se especializam em gerontologia e hospice, bem como conselheiros de abuso de substâncias. . Os assistentes sociais gerontológicos são especializados no cuidado do idoso. Eles podem ajudar as pessoas com serviços como alimentos ou cuidados de saúde em casa ou trabalhar com adultos mais velhos em instalações de vida assistida ou lares de idosos. Os assistentes sociais de cuidados paliativos ajudam os pacientes que estão morrendo a lidar com o processo de luto, perda e morte. Os assistentes sociais de abuso de substâncias trabalham em grupos de apoio, programas de tratamento da dependência ou programas de 12 passos, como Alcoólicos Anônimos, para ajudar pessoas com doenças mentais ou vícios.

O Sistema de Justiça

Assistentes sociais também são encontrados no sistema judiciário . Eles podem ser oficiais de liberdade condicional ou de liberdade condicional ou fornecer treinamento básico de habilidades para a vida a reclusos. Assistentes sociais no sistema de justiça também podem aconselhar vítimas em um centro de crise de estupro. Um assistente social pode servir como testemunha especializada, trabalhar em um programa de assistência às vítimas ou fazer parceria com advogados para prestar serviços fora do escopo do aconselhamento jurídico. Alguns assistentes sociais trabalham nos departamentos de polícia para ajudar a resolver situações de violência doméstica ou fornecer depoimentos e apoio a oficiais em situações traumáticas ou casos de reféns.