Tremores Em Um Maltês

Autor: | Ultima Atualização:

Cães malteses podem desenvolver uma síndrome de tremor entre 6 meses e 2 anos de idade.

Assistir ao seu cão maltês sem saber o que fazer para aliviar os problemas do seu cão é, no mínimo, desconcertante. Aprender sobre o distúrbio conhecido como "síndrome do cão shaker branco" que afeta alguns cães malteses com tremores no corpo inteiro é um primeiro passo para trazer conforto para o seu cão e para você.

Causa

Pesquisadores veterinários ainda estão tentando estreitar especificidades deste distúrbio que decorre do sistema nervoso central do cão. O que se sabe é que a síndrome do cão branco shaker está ligada a uma inflamação do cerebelo, a seção do cérebro ditando a coordenação do movimento muscular voluntário. Que agente patológico provoca a inflamação ainda não identificada; no entanto, os pesquisadores identificaram a presença de um aumento no número de glóbulos brancos e níveis elevados de proteína nos fluidos espinais de cães diagnosticados. Isso os leva a crer que uma deficiência no sistema auto-imune deixa o sistema nervoso central do cão vulnerável à desordem.

Sintomas

Há pouco a respeito dos sintomas associados a esse distúrbio do tremor que mais frequentemente aflige cães malteses entre 6 meses e 2 anos de idade. Apresenta-se rápida e vigorosamente, sem aviso: uma série de tremores ultrapassa a capacidade do cão de controlar suas funções e movimentos corporais. O movimento rápido dos olhos é comum. O tremor do cão pode ser tão severo que parece que o animal está tremendo de hipotermia.

Diagnóstico

Veterinários podem testar amostras de sangue e líquido espinhal buscando indicadores biológicos do distúrbio. No entanto, na maioria das vezes, para evitar gastos potencialmente desnecessários, o tremor excessivo e os tremores que afetam o cão fornecem evidência clínica suficiente da presença do distúrbio. Para os donos de cães que querem documentação conclusiva de que os tremores estão ligados a uma inflamação do cerebelo, os veterinários podem recuperar uma amostra do líquido espinhal e examiná-la ao microscópio para identificar altos níveis de glóbulos brancos ou moléculas de proteínas tipicamente associadas à síndrome do cão branco.

Tratamento e Manejo

Muitos cães aflitos com esses tremores são capazes de se recuperar e viver relativamente livres dos tremores através do uso de corticosteroides que inundam a corrente sanguínea e o sistema nervoso central com um constante combatente medicinal contra uma série de patógenos biológicos. Uma dose baixa é geralmente recomendada pela primeira vez; aumentos graduais são feitos conforme necessário. O uso de diazepam - mais conhecido nos círculos humanos como Valium - muitas vezes se mostra eficaz em casos extremos. Uma vez que um cão é diagnosticado, seu companheiro humano é aconselhado a manter um olhar atento para sintomas recorrentes.