Plano De Transição Ao Sair De Um Emprego

Autor: | Ultima Atualização:

Amarre as pontas soltas antes de sair.

A transição de um emprego para outro pode ser uma experiência emocionante, mas por vezes estressante. Não queime pontes ao deixar seu antigo empregador, pois você pode usar as redes que criou no futuro. Em vez disso, crie um plano de transição profissional que lhe permita avançar graciosamente para sua nova oportunidade.

Fale com seu chefe

Sente-se pessoalmente com seu chefe e anuncie sua renúncia antes de compartilhar as notícias com alguém outro. Escreva uma carta de demissão formal e traga uma cópia adicional para recursos humanos. Dê pelo menos duas semanas de antecedência e garanta ao seu chefe que você fará a transição o mais suave possível para evitar interromper a produtividade. Seu supervisor pode ficar animado com sua nova oportunidade ou ela pode ficar ressentida por você estar saindo. Seja qual for o caso, seja profissional e agradeça pelas oportunidades que teve enquanto estava no cargo.

Crie uma lista de projetos

Faça uma lista de todos os projetos em que você está trabalhando e crie um cronograma para cada um deles. mostre seu progresso. Se você conseguir concluir projetos antes de sair, faça isso. Se isso não for possível, tente escrever o máximo de orientação possível para a pessoa que assumir sua posição. Se você tiver planos de projeto, anexe-os à sua lista e forneça materiais colaterais que possam ser úteis para a próxima pessoa a lidar com o trabalho.

Treine sua substituição

Se você está saindo em boas condições, pode ser pediu para ajudar a tela, entrevistar e até treinar o seu substituto. Ajude essa pessoa a compreender não apenas os principais requisitos da posição, mas também as responsabilidades do dia-a-dia. Por exemplo, mostre a ela como o equipamento de escritório funciona, dê a ela listas de telefone de contato e endereços de e-mail e a acompanhe em um típico dia de trabalho. O novo contratado não apenas apreciará isso, mas sua boa vontade deixará uma impressão positiva e duradoura em seu empregador.

Lidar com os detalhes finais

Você pode ser solicitado a completar uma entrevista de saída no seu último dia de trabalho, bem como limpar o seu espaço de trabalho e retornar chaves e crachás de identificação. Esteja certo de que você será compensado por tempo de férias não utilizado e bônus pendentes, e tenha um plano em vigor para rolar ou transferir sua conta de aposentadoria. O diretor de recursos humanos pode fornecer opções para transferir ou continuar sua cobertura de assistência médica, caso você a tenha. Seja gentil ao sair do escritório, dizer adeus aos colegas e fazer planos para manter contato.