Abcessos Da Raiz Dentária Em Um Shih Tzu

Autor: | Ultima Atualização:

Um Tzu com um abscesso na raiz do dente está com dor.

Se o seu Shih Tzu tiver um abscesso na raiz do dente, não só sentirá dor, mas sua saúde também poderia estar em risco. Aprenda o que observar e o que fazer para o seu cão leãozinho, caso ele tenha essa infecção dentária desagradável.

O que é e por que acontece?

Um abscesso na raiz do dente é causado por uma infecção na raiz de um dente. A polpa dentária - isto é, o tecido conjuntivo, vasos sangüíneos e nervos no centro do dente - é normalmente protegida pelo revestimento do esmalte dentário. Mas o esmalte pode ser danificado por um acidente, uma anomalia de desenvolvimento ou doença periodontal, que pode danificar a cavidade óssea. O esmalte danificado permite que as bactérias atinjam a polpa e causem uma infecção, que pode levar ao desenvolvimento de um abcesso - uma área dolorida e inchada cheia de pus - na ponta da raiz do dente ou nos tecidos adjacentes.

O Shih Tzu Dentes

Embora o Shih Tzus não seja especialmente propenso a abcessos da raiz do dente, a raça pode ter vários problemas nos dentes, alguns dos quais podem aumentar as chances de infecção. Como o Tzu tem mandíbulas tão pequenas, por exemplo, seus dentes podem ficar lotados, fazendo com que eles girem para encaixar. Além disso, uma vez que uma mordida não-normalizada é padrão na raça, o padrão de morder e mastigar do seu cão pode estar desligado. Finalmente, um Shih Tzu às vezes retém um dente de leite ou dentes até - ou mesmo depois - o permanente irrompe, fazendo com que os dentes individuais mudem para posições anormais. Com dentes rotacionados ou deslocados ou uma mordida desalinhada, a chance de mastigar um objeto da maneira errada - especialmente se o objeto for duro - e danificar o esmalte pode ser aumentada. Como as raízes dos dentes de um Tzu são relativamente superficiais, porém, é mais provável que o dente simplesmente salte quando encontra um objeto excepcionalmente duro, em vez de fraturar.

Sinais de um problema

Você provavelmente não verá nenhum óbvio Sinais de dor em seu Tzu, embora você possa vê-lo deixar cair sua comida se ele tentar mastigar o lado afetado de sua boca ou notá-lo comendo ou mastigando apenas um lado. Seu carinha pode ter mau hálito e parecer não querer mastigar seus brinquedos; ele pode se afastar quando você toca a cabeça dele, e você pode notar que ele está arranhando o lado afetado do rosto ou esfregando o rosto no chão.

Para que mais o cuidado

Se a infecção não for tratada, abscesso continuará a crescer. Dependendo da localização da raiz do dente infectado, você pode ver uma área inchada e inflamada dentro da boca do cão - nas gengivas ao redor do dente afetado - ou no rosto. No caso em que o caroço inchado está no rosto do seu Tzu, você pode confundi-lo com uma picada de inseto ou infecção ocular - particularmente se a infecção for no dente carnassial superior ou quarto pré-molar, porque suas raízes estão localizadas logo abaixo do olho.

A ruptura do abscesso?

Eventualmente o abcesso explodirá e tipicamente drenará através da fratura ou fissura do dente. Se a fratura ficar bloqueada, porém, a drenagem pode ocorrer através do tecido da área inchada na boca ou no rosto e pode ser confundida com uma ferida perfurante. Mesmo que o abcesso tenha se rompido, a infecção permanece. Ele continuará a se espalhar para os tecidos e dentes circundantes, a menos que seja tratado. Se a infecção não for tratada, ela pode danificar o osso e os dentes adjacentes.

No escritório do veterinário

O abscesso da raiz do dente de Shih Tzu, uma condição muito dolorosa, precisa ser visto por um veterinário o mais rápido possível. Uma vez lá, seu veterinário provavelmente irá pedir radiografias dentárias - mesmo que o dente esteja obviamente fraturado, drenado e facilmente diagnosticado. Essas radiografias são necessárias porque não só ajudam a confirmar o diagnóstico, mas também permitem que o veterinário veja se a infecção se espalhou para os ossos e dentes adjacentes, colocando em risco sua saúde. Ela também pode fazer um exame de sangue em seu cão para verificar se há condições médicas subjacentes mais graves que possam ter contribuído ou causado o abcesso.

Qual é o tratamento para um abcesso da raiz dentária?

Se o abcesso ainda não tiver estourado, o seu veterinário provavelmente irá drenar o líquido para eliminar qualquer infecção adicional. Ela também provavelmente irá prescrever antibióticos para controlar a infecção, juntamente com um anti-inflamatório ou analgésico para ajudar com a dor. Embora esses esforços possam aliviar os sintomas, eles não abordam o problema subjacente que causou a infecção, que ainda precisa ser tratada. Um dente com abscesso pode ser tratado de duas maneiras: um canal radicular ou uma extração. Seu veterinário irá recomendar a opção que ela acha que é melhor para o seu Tzu com base na gravidade do abscesso e a quantidade de danos ao dente e às estruturas adjacentes.