Dicas Para Correr O 800M Para Mulheres

Autor: | Ultima Atualização:

Mariya Savinova corre para a glória olímpica em Londres.

Para um desafio? Se você gosta de correr e quer se esforçar ao máximo, considere os 800 metros. É um evento de igualdade de oportunidades, um esporte punitivo para mulheres e homens. O treinador e ex-corredor de 800 metros da faculdade David Tiefenthaler, escrevendo no site Tips4Running, chama o evento de "a mistura perfeita de resistência e velocidade". Em suma, os 800 metros são um urso. Requer treinamento implacável e uma aptidão excepcional, além de habilidades táticas astutas. Mariya Savinova, vencedora dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, é apelidada de "mestre do xadrez" por sua capacidade de decifrar o ritmo e a competição para se mover no momento ideal.

Pacing

Segundo o treinador Steve Gardiner na Everything Track and Field, você vai querer correr uma primeira volta mais rápida que a segunda volta. O 800 metros é considerado um evento de aceleração máxima / desaceleração mínima, já que a distância produz fadiga que rapidamente leva à exaustão. Portanto, você quer cobrir o máximo possível da distância na maior velocidade possível, antes que a fadiga a atrase. No entanto, isso não significa correr os primeiros 400 metros e depois desacelerar - talvez literalmente - durante os segundos 400 metros. Não deve haver mais do que uma diferença de cinco segundos entre sua primeira e segunda voltas.

Primeiros 400 metros

Você pode dividir os 400 metros em quatro partes, sugere Tiefenthaler. Durante os primeiros 200 metros, você quer sair do portão em um clipe decente para evitar o tráfego. Quando você arredonda a primeira curva para o backstretch, não se sinta obrigado a cortar na pista interna. Em vez disso, olhe para o outro lado e corra em linha reta em direção a ele. Durante os segundos 200 metros, corra relaxado e rápido. Se você precisa aumentar sua velocidade, faça isso gradualmente - uma explosão esgotará a energia que você precisará mais tarde na corrida.

Últimos 400 metros

O terceiro 200 metros requer que você conscientemente pegue seu ritmo. Mantenha sua parte superior do corpo e até mesmo seus músculos faciais relaxados - constringindo seus músculos lhe desacelera. Os 200 metros finais são torturantes, os músculos das pernas pegam fogo e a respiração entra em suspiros. Concentre-se em manter a boa forma e, ao chegar na reta final, imagine um estilingue lançando você na direção da linha de chegada. No entanto, o treinador Gardiner acredita que você só pode planejar a primeira volta dos 800 metros. Durante a segunda volta, "há muitas surpresas e fatores desconhecidos ..."

Considerações

Embora você nunca saiba como uma corrida será montada, considere tantas variáveis ​​quanto possível antes que a arma se apague. Avalie a competição. Existem aceleradores que estabelecem um ritmo rápido? Se assim for, você não quer se queimar cedo tentando ficar com ela, mas você não quer ficar muito atrás e deixá-la roubar a corrida também. Se você está correndo contra alguém com um tremendo chute esticado, você vai querer fazer sua jogada mais cedo do que ela. Nas Olimpíadas de 2012, Savinova deu o salto em seu principal rival, Caster Semenya, e chegou à vitória.