Dicas Para Adotar Gatinhos Recém-Nascidos

Autor: | Ultima Atualização:

Os gatinhos recém-nascidos têm mais energia e crescem rapidamente em comparação com bebês humanos.

Quanto menor e mais bonito melhor, certo? Você pode se surpreender com o quanto um gatinho recém-nascido pode ser, mesmo que não seja maior que sua palma. Há muito o que saber e fazer antes de adotar um filhotinho, então prepare-se antes de trazê-lo para casa.

Adoção de Recém-Nascidos

Adotando filhotes recém-nascidos não é prática comum, e você deve evitá-lo a menos que tenha várias semanas para passar em casa com o bebê. Os gatinhos são completamente dependentes de sua mãe, ou cuidadora humana, se a mãe estiver ausente, para sua sobrevivência durante as primeiras semanas. Se você não tem tempo para se preocupar em cuidar de um recém-nascido, pode ser melhor deixar um cuidado adotivo para o gatinho até que ele tenha cerca de 2 meses de idade. Abrigos de animais e grupos de resgate muitas vezes têm designado voluntários que cuidam dos gatinhos até que possam ser adotados em casas permanentes

Localização

Crie um lugar confortável, limpo e seguro para o seu gatinho passar as primeiras semanas. Idealmente, ele estará localizado perto de onde você dorme, caso algo aconteça durante a noite. Porque sua mãe não estará por perto para cuidar dele, você estará permanentemente de plantão nas primeiras semanas. Limpe a sala inteira completamente para se livrar de quaisquer objetos perigosos e alérgenos. Mantenha todos os outros animais de estimação fora da sala depois de limpá-lo. Você também deve limpar a gaiola e aspirar ou lavar a roupa de cama do seu gatinho antes de configurá-lo. O gatinho vai precisar de uma fonte de calor, como uma garrafa de água ou uma almofada de aquecimento, que ele também possa se afastar. O bebê deve poder passear livremente somente sob supervisão direta

Mamadeira

Sem uma mãe para amamentá-lo, seu gatinho recém-nascido precisa ser mamadeira com leite artificial durante todo o dia. Infelizmente, a alimentação não é tão fácil quanto colocar leite em uma garrafa e deixar o bebê sugar. Espere passar algum tempo com a sua mão amassada e agulhada a cada uma ou duas horas durante o dia. Os produtos lácteos, incluindo o leite de vaca, não são apropriados para gatinhos. Segure-o em uma toalha limpa e macia enquanto se alimenta, pois as coisas podem ficar um pouco confusas. Suavemente esfregue sua extremidade traseira e estômago com os dedos através da toalha para estimular suas entranhas. Pergunte ao seu veterinário sobre quais produtos lácteos artificiais você deve usar e quais técnicas ela recomenda para incentivar a saúde digestiva.

Transição para Alimentos Sólidos

Algumas pessoas acham que a sensação de segurar e mamadeira como um gatinho indefeso é uma experiência recompensadora. mas também é exaustivo e pode ser frustrante. Você ficará feliz em saber que há um fim à vista. Depois de três a quatro semanas, você pode começar a desmamar seu gatinho fora da garrafa, colocando a solução de leite em um pires. Depois de um dia ou dois, comece a misturar um pouco de comida morna, não quente, com o leite. Adicione menos leite e mais comida úmida ao longo de uma semana ou duas até que ele esteja comendo apenas alimentos úmidos. Você também pode umedecer alimentos secos de alta qualidade em vez de usar alimentos úmidos enlatados, se quiser fazer a transição diretamente para secar. Os gatinhos podem começar a mastigar e digerir uma dieta alimentar exclusivamente seca em cerca de 7 semanas, de acordo com a ASPCA

Restringir o acesso

Não deixe seus outros animais de estimação entrarem na "sala de gatinhos" até ele completar 6 a 8 semanas de idade. teve suas vacinas básicas. Isso é importante tanto para a saúde do filhote quanto para a saúde de outros animais de estimação, já que qualquer das partes pode estar portando doenças contagiosas. De fato, muitos gatos possuem doenças que são imunes à vacinação ou por serem previamente infectados. Por mais comuns que sejam os patógenos, o sistema imunológico do seu filhote ainda não está pronto para enfrentar os insetos.

Apresentando outros animais de estimação

Uma vez que seu filhote tenha um ou dois meses, você pode apresentá-lo aos seus cães e gatos deixando eles cheiram um ao outro debaixo de uma porta. As chances são de que eles estão fazendo isso quando você não estava olhando de qualquer maneira. Permita que eles se encontrem e cumprimentem devagar, um animal de cada vez. Fique atento a todas as interações durante a primeira ou segunda semana, caso alguém jogue um pouco difícil.

Brinquedos

Não se esqueça de comprar ou fazer alguns brinquedos seguros para o seu gatinho. Não demorará muito para abrir os olhos, e não demorará muito até que ele esteja correndo por todo o lugar. Ratos de tecido pequeno são brinquedos de baixa manutenção. Brinquedos de corda também são uma ótima maneira para o gatinho, e você, para fazer algum exercício. Não o deixe brincar com qualquer tipo de corda, brinquedo ou não, quando você não está por perto para assistir.