Terceira Protrusão Da Pálpebra Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Meus olhos estão todos melhor agora.

A maioria dos animais tem uma terceira pálpebra para proteger os olhos, e os gatos não são exceção. Esta pálpebra é normalmente escondida por trás daqueles olhos amarelos, verdes ou às vezes azuis. Quando se projeta anormalmente, isso é um sinal de que algo não está certo com Kitty. Em alguns gatos, uma pequena protrusão é normal.

A Terceira Pálpebra

O nome científico da terceira pálpebra é "palpebra tertia" ou "membrana nictitante". Também é conhecido como o haw. Segundo a Scientific American, consiste em uma dobra de tecido coberto pela conjuntiva, a membrana mucosa do olho voltada para a superfície interna da pálpebra de um lado e a córnea do outro. Ele atua como os gânglios linfáticos do olho, mantendo a sujeira e outras partículas indesejadas fora dele. A terceira pálpebra pode cobrir a córnea, mas quando o gato está acordado, você só verá uma pequena porção dele no canto interno do olho.

Protrusão

Se a terceira pálpebra do seu gato se projeta, isso geralmente é um sinal de que algo errado com a saúde de Kitty, mas pode ou não estar relacionado aos olhos. Se ele se projeta por mais de um curto período de tempo, leve seu gato ao veterinário para que ela possa determinar a causa. Se, obviamente, houve algum tipo de trauma no olho, não espere, mas leve o gato ao veterinário imediatamente. Como regra geral, se a terceira pálpebra se projeta em um olho, algo está errado com esse olho. Se está em ambos os olhos, indica algo errado sistemicamente. Síndrome de Haw Síndrome de Haw geralmente afeta gatos mais jovens, freqüentemente aparecendo depois que Kitty teve diarréia ou alguma outra queixa intestinal. Como vermes também podem causar síndrome de Haw, certifique-se de que seu gato esteja adequadamente vermifugado. A síndrome de Haw deve desaparecer sem qualquer tratamento, uma vez que Kitty esteja a caminho da recuperação. Se a protrusão é grande o suficiente para afetar sua visão, seu veterinário pode receitar colírios para ajudar a reduzir o câncer.

Câncer

Ocasionalmente - mais freqüentemente em gatos ao ar livre do que em ambientes fechados - a terceira pálpebra é vítima de câncer, especificamente de carcinoma de células escamosas . Este é um tipo de câncer causado pela exposição ao sol e é mais comum em gatos com pêlo branco. A porção afetada da terceira pálpebra provavelmente terá que ser removida, e seu gato pode necessitar de radioterapia. A crioterapia, na qual um tumor é congelado, também é uma opção para alguns tipos de câncer.

Cherry Eye

Nessa condição, a cartilagem na terceira pálpebra se dobra, criando desconforto para o gato, além de parecer terrível. A causa é desconhecida, embora por algum motivo os birmaneses sejam especialmente propensos ao problema. Cirurgia pode resolver este problema, você será feliz em saber que nada no olho do seu gato precisa ser removido, como já foi o tratamento recomendado. Em vez disso, um cirurgião irá reposicionar a glândula problemática sob a pálpebra.

Desidratação

Gatos muito desidratados podem ter protrusão da terceira pálpebra. Neste caso, o gato obviamente parece doente. Apenas dar-lhe água e comida enlatada provavelmente não será suficiente se a desidratação chegar a esse ponto. Leve este gatinho ao veterinário para diagnóstico e tratamento.