Sintomas De Um Filhote Comendo Filodendro

Autor: | Ultima Atualização:

Mantenha uma distância segura entre seu gatinho e qualquer filodendro.

Uma planta de casa tranquila e bem cuidada pode parecer a coisa mais inofensiva do mundo, e muitas vezes esse é realmente o caso. Quando se trata da combinação de gatinhos de olhos arregalados e plantas potencialmente venenosas, a realidade muitas vezes é muito mais frustrante e perigosa.

Aparência

Um membro da família Arum, os filodendros são admirados por seu atrativo, folhagem vívida e grossa. Estas plantas não florescentes são originárias de áreas tropicais das Américas. Os filodendros são frequentemente encontrados em casas como elementos decorativos - de fácil acesso a cães e gatos. Com 200 espécies, os filodendros variam consideravelmente na aparência, observa a Penn Veterinary Medicine, mas o filodendro com folhas de coração é especialmente comum.

Toxicidade para animais de estimação

Os filodendros são venenosos para felinos e caninos. Os componentes "problemáticos" das plantas são oxalatos de cálcio insolúveis, cristais conhecidos como raphitos. Quando um gatinho afunda seus dentes em qualquer parte de um filodendro, ele revela os fortes rapifos que podem viajar profundamente no tecido da boca e levar a efeitos desagradáveis.

Sintomas

Se seu gato consumiu folhas de filodendro, você pode observar a lesão oral dos cristais pontiagudos - pense em irritação na boca e queimação grave nos lábios, língua e boca. Outros sintomas comuns da toxicidade do filodendro são problemas de deglutição, cãibras, dor oral, inchaço na garganta e na boca, respiração ofegante, baixa energia, salivação excessiva, formação de espuma, movimentos da boca e vomitar. Em situações de consumo particularmente alto, insuficiência renal, coma e convulsões são todos possíveis. Em grandes quantidades, o consumo de filodendros pode até ser mortal. Procure atendimento veterinário urgente para seu gato se ela comer qualquer parte de um filodendro. Não há tempo para hesitação aqui - a vida do seu gato pode estar em risco.

Seções da planta

Tanto os caules como a folhagem representam uma ameaça para os gatos. Portanto, não permita que seu precioso gato - ou cachorro - esteja perto dele. Se você está incerto sobre a segurança de uma planta específica, mantenha seu animal longe dele até que você possa pesquisar sua toxicidade potencial.