Agressão Súbita Inexplicável Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

A agressão repentina pode indicar uma condição médica em seu gatinho.

Se seu gatinho recém-colo se transformou em um felino feroz aparentemente sem explicação, algo é mais provavelmente errado com sua saúde. Muitas condições médicas podem causar agressão repentina e irritação em gatinhos, como pode simplesmente a dor de uma lesão ou doença em si.

Chegando ao Vet

A agressão do gatinho, embora pareça vir do nada, nunca é realmente Sem motivo. Diversas condições médicas podem fazer com que o seu pequeno amigo, de repente, se torne agressivo. A melhor maneira de determinar se algo pode estar incomodando seu gatinho é visitar o veterinário para que ele possa diagnosticar corretamente seu amigo peludo através de um exame físico, exames de sangue e quaisquer outros testes diagnósticos necessários que ela considere necessários, como raios-X. Uma vez devidamente diagnosticado, o seu veterinário irá dar-lhe medicação para tratar a condição do seu gatinho ou aliviar sua dor, esperançosamente aliviar sua agressão. Ela também pode recomendar uma medicação psicológica para alterar o mau humor do seu amigo peludo em alguns casos

Possibilidades médicas

Hipertireoidismo, epilepsia e infecções parasitárias são todas condições médicas que podem resultar em mudanças repentinas de comportamento como agressão, de acordo com a American. Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais. Condições dolorosas como doenças dentárias, artrite e demência também são possíveis causas de agressão e aumento da irritabilidade, especialmente em felinos idosos. Trauma para o seu gatinho pode levar a ossos quebrados ou outros hematomas que lhe causam dor, e assim levar a um rosnado ou mordida quando você tocá-lo em um local sensível.

Outras condições relacionadas à saúde

Se seu amigo peludo é Não esterilizada, é possível que ela esteja grávida ou no cio, e ambas podem levar a surtos repentinos de comportamento hormonal e agressivo. As mães que deram à luz recentemente gatinhos podem ser protetoras e ligeiramente agressivas em relação a você ou a outros animais de estimação também. Certas condições neurológicas ou infecções bacterianas e virais podem afetar as funções cerebrais do seu gatinho, levando a ataques súbitos imprevisíveis e repentinos. Algumas dessas condições podem ser tratadas pelo seu veterinário, enquanto outras podem não ser, como a raiva, que é muito perigosa e comunicável para as pessoas.

Causas Ambientais

Se o seu amigo peludo recebeu um atestado de saúde do seu vet, algo em seu ambiente poderia estar por trás de sua agressão súbita. Muitas vezes o seu gatinho pode redirecionar sua agressividade para você ou outro animal de estimação depois de ser assustado por algo tão simples como ver outro felino ao ar livre. Feche suas persianas ou cortinas, especialmente nas janelas que seu gatinho gosta de passar. Separe outros animais de estimação do seu gatinho se ele tiver sido agressivo com eles e os reintroduza lentamente uns aos outros usando guloseimas como recompensa por um comportamento não agressivo. Use difusores de feromônio sintético ou sprays em torno de sua casa para acalmar naturalmente o seu gatinho, tornando-o mais suave e menos propenso à agressão

Considerações

Se mudanças no ambiente do seu gatinho não parecem fazer qualquer diferença no seu pequeno atitude, você pode precisar consultar um behaviorista animal certificado. Ela pode lhe dar dicas sobre como ajustar o comportamento de seu amigo peludo e pode trabalhar com ele cara-a-cara. Uma parte externa também pode ver algo que está faltando no ambiente do seu gatinho, o que poderia estar estimulando seu comportamento agressivo. Spay ou neutralize seu amigo peludo se ele já não estiver. Quando um gato atinge a maturidade sexual, os hormônios podem levar a um comportamento repentinamente agressivo em um gatinho brincalhão.