Alongamentos Para Os Abdominais Inferiores

Autor: | Ultima Atualização:

Alongar seu abdômen inferior pode prevenir lesões esportivas.

Seus músculos abdominais desempenham um papel importante na maioria dos movimentos e atividades que você pratica. Deitados, sentados e em pé, eles ajudam a fornecer estabilidade e força durante os exercícios de levantamento de peso e sustentam sua coluna para uma boa postura ao longo do dia. Sem flexibilidade nesta área, você pode esticar os músculos e ter um desempenho atlético ruim.

Músculos

É fácil pensar em seus músculos abdominais pelas partes superior, média e inferior. Na verdade, existem três grupos musculares distintos que compõem seus músculos abdominais. Os oblíquos formam as laterais do seu estômago e correm de suas costelas até a pélvis. O reto abdominal é o grande grupo que corre verticalmente ao longo da frente do seu tronco; estes são os músculos mais visíveis. O abdominis transverso corre horizontalmente abaixo do músculo reto abdominal e suporta seus órgãos vitais

Tipos

Existem três formas básicas de alongamento: dinâmico, estático e balístico. Alongamentos dinâmicos são mais envolvidos e usam movimentos fluidos para preparar seus músculos para atividades específicas. O alongamento estático usa poses específicas mantidas por 15 a 30 segundos. Você deve sentir ligeira tensão ou desconforto, mas nunca deve ser doloroso. O alongamento balístico usa movimentos bruscos e saltitantes para preparar o corpo para a atividade. MayoClinic.com desencoraja o uso de movimentos saltitantes porque pode criar lágrimas musculares e inibir a flexibilidade. Independente do tipo de alongamento que você escolher, nunca alongue um músculo frio

Benefícios

O alongamento dinâmico pode ser associado ao aquecimento para ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e fazer a transição do corpo do repouso para a atividade. Isso deve ser feito por pelo menos cinco minutos imediatamente antes de começar o treino. Depois de concluir o treino, os alongamentos estáticos ajudam a melhorar a flexibilidade e alongar os músculos. Isso, por sua vez, ajudará a prevenir lesões, melhorar sua amplitude de movimento e melhorar seu desempenho de condicionamento físico.

Cobra

O Cobra é um alongamento estático que atinge os músculos abdominais inferiores. Deite de bruços no chão com as mãos diretamente sob os ombros. Lentamente, estenda os braços para levantar o peito do chão. Continue levantando seu peito até que seus braços estejam esticados e seu tórax esteja voltado para a parede à sua frente ou até que você sinta um ligeiro alongamento em sua parte inferior do tronco. Permaneça nessa posição por até 30 segundos e abaixe lentamente novamente.

Rotações do tronco

As rotações do tronco são alongamentos dinâmicos que envolvem os músculos abdominais inferiores. Sente-se na sua bunda com as pernas flexionadas e os calcanhares no chão. Junte as mãos à frente do corpo e segure-as diretamente em frente ao peito. Gire seu torso para a direita, pare por um segundo, gire para a esquerda, pare por um segundo e continue por até 15 repetições. Para aumentar a carga de trabalho, você pode levantar os calcanhares do chão ou segurar um peso.