Estágios Do Desenvolvimento De Filhotes Fetais

Autor: | Ultima Atualização:

Leva apenas nove semanas para que um embrião se transforme em um filhote.

Parabéns! Seu animal de estimação canino está grávida e esperando filhotes. Você não tem muito tempo para se preparar, porque eles chegarão em cerca de nove semanas. Durante este curto período de crescimento, o feto passará por muitos estágios de desenvolvimento rapidamente, mudando de um pequeno embrião para um filhote completamente desenvolvido.

Fertilização

A gravidez começa depois que o esperma de um cachorro macho é fertilizado ou se une com , o ovo em uma fêmea durante o acasalamento. A fertilização ocorre nos oviductos e apenas 12 horas depois, a célula começa a se dividir, iniciando o processo de desenvolvimento. De acordo com Julio E. Correa no Alabama A & M; Universidade, o período de gestação canina é entre 56 e 66 dias, sendo a média de 63 dias ou nove semanas.

Semanas Um a Três

Durante esse primeiro estágio de desenvolvimento, o óvulo fertilizado se divide em células indiferenciadas ou não especializadas. até atingir uma massa de 8 células. Neste ponto, as células começam a se especializar em tipos específicos de células para desenvolver as partes necessárias do embrião. A divisão continua, e no estágio de 16 células, agora é considerado um embrião ativo, que entra no útero. Após cerca de duas semanas, as células se transformam em uma massa de 64 células, que será implantada na parede uterina entre os dias 17 e 21. A placenta também começa a se desenvolver, fornecendo oxigênio e nutrientes ao embrião implantado, permitindo que ele cresça. e desenvolver mais

Semanas Quatro a Seis

Após a implantação, as células especializadas do embrião se diferenciam em camadas distintas, o endoderma, o mesoderma e o ectoderma. Cada camada de células se desenvolverá em diferentes sistemas de órgãos. A camada endodérmica das células é destinada a tornar-se os sistemas respiratório e digestivo e as membranas mucosas, como o revestimento da boca e das narinas. A camada de mesoderme se torna os músculos, ossos, sistema circulatório, sistema reprodutivo, sistema urinário e tecido conjuntivo. A camada ectodérmica resultará nos órgãos sensoriais para sensação, audição, visão, equilíbrio e olfato, bem como no tecido nervoso, no cérebro, na medula espinhal, na pele, nas glândulas e nos cabelos. Nesta fase, o embrião é agora considerado um feto. Durante as próximas semanas, aproximadamente dos 20 aos 34 anos, os sistemas dos órgãos estão se desenvolvendo. Na quarta semana, o feto é mais suscetível a defeitos congênitos. Os olhos, a face e a medula espinhal tomam forma e o feto cresce para cerca de 14 a 15 milímetros. Dedos do pé, bigodes e garras se desenvolvem na quinta semana, e o feto começa a se assemelhar a um cachorro. No final da semana seis, o feto tem cerca de 45 milímetros de comprimento e desenvolveu o pigmento da pele.

Semanas Sete a Nove

Agora que a maioria dos principais sistemas de órgãos se desenvolveu, estas últimas semanas são para crescimento adicional e maturação. Os olhos são uma exceção e continuam a se desenvolver nessas últimas semanas e até mesmo depois do nascimento. O filhote fetal ganha peso e os movimentos do filhote podem ser vistos quando a mãe está em repouso. O filhote pode nascer com segurança na semana oito.