Uma Esplenectomia Em Um Gato

Autor: | Ultima Atualização:

Aw, quem precisa desse baço antigo de qualquer maneira?

O baço de Kitty ajuda a filtrar seu sangue, mas não é crucial para sua sobrevivência. É por isso que, se ele sofre de certas doenças ou seu baço é danificado por trauma, seu veterinário pode realizar uma esplenectomia, ou cirurgia para remover o órgão. Kitty pode se dar bem sem o baço.

Tumores Esplênicos

Os tumores esplênicos são relativamente raros em gatos, mas ocorrem. Se Kitty sofre um tumor esplênico, a boa notícia é que a esplenectomia pode aumentar seu tempo de sobrevivência. Gatos com tumores esplênicos podem emagrecer, ficar deprimidos, sofrer de diarréia ou constipação, parar de comer ou vomitar regularmente, embora nem todos depois de cada refeição. Seu abdômen pode inchar. Se Kitty exibir algum desses sintomas, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. Uma vez que estes sintomas ocorrem em várias doenças felinas, pode muito bem ser outra coisa senão o cancro que afeta Kitty. Seu veterinário faz um diagnóstico através de exames de sangue e outras ferramentas, como raios X e ultrassonografias. Gatos com tumores esplênicos freqüentemente são anêmicos

Prognóstico

Em gatos, os tumores de mastócitos são uma das razões mais comuns para um veterinário fazer uma esplenectomia. Embora os tumores de mastócitos localizados em outras partes do corpo de Kitty não tenham um grande prognóstico, se esses tumores estão localizados no baço, a esplenectomia pode comprar um gato por um período considerável de tempo. Gatos mais velhos geralmente sofrem de tumores de mastócitos. De acordo com o Parceiro Veterinário, o tempo médio de sobrevivência após uma esplenectomia para um gato com mastocitomas esplênicos é de 14 meses. Gatos com mastocitomas esplênicos que não fazem a cirurgia geralmente vivem entre 4 e 6 meses. Embora a remoção do baço não seja uma cura, leva algum tempo para os tumores de mastócitos voltarem a crescer. Outros tipos de tratamento contra o câncer, como a quimioterapia, não parecem fazer muita diferença no tempo de sobrevivência para gatos submetidos a esplenectomias, então Kitty pode evitar isso. Como em qualquer cirurgia, o gato deve levar algumas semanas para se recuperar. Se o seu gato foi submetido a uma esplenectomia por causa de um trauma, como ser atropelado por um carro, ele pode estar bem se não sofrer qualquer outra lesão grave.

Hemangiomas e hemangiossarcomas

Embora os hemangiomas possam ocorrer em um gato baço, esses tumores são benignos, portanto, a esplenectomia deve cuidar do problema. Não confunda esta versão benigna com os hemangiossarcomas de nome semelhante, mas malignos. Este último provavelmente já se espalhou pelo corpo de Kitty antes da cirurgia. Gatos com hemangiossarcomas geralmente vivem de três a nove meses após a esplenectomia.

Outros fatores

Enquanto a maioria dos gatos vive mais de um ano após uma esplenectomia para mastocitomas, vários fatores prognósticos devem ser levados em consideração. Gatos que perderam muito peso antes da cirurgia não se recuperam tão bem ou vivem tanto quanto os gatos com peso normal. Se Kitty não comer bem depois da cirurgia, isso também não é um bom sinal. Gatos machos submetidos à esplenectomia por câncer podem não se sair tão bem quanto as fêmeas.