Movimentos Do Intestino Delgado Vs. Diarreia Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Qualquer alteração no cocô do seu gato pode indicar um problema de saúde.

Limpar a caixa de areia do seu gatinho pode não estar no topo da sua lista de coisas que você gosta de fazer, mas é um mal necessário. O cocô bem formado torna isso fácil e rápido, mas se o cocô parecer mais uma poça, é uma boa indicação que a saúde do seu gato está sofrendo.

Qual é a diferença?

Para muitas pessoas, veterinários inclusos, cocô macio e diarréia são termos intercambiáveis. Isso é, e não é, inteiramente exato. Embora ambos caiam sob a categoria “banquinho solto”, a verdadeira diarréia tende a envolver sujeira e água, enquanto o cocô mole é mais um mingau. O cocô de gato saudável e bem formado assemelha-se à massa de pão com firmeza e consistência, enquanto o cocô macio se parece mais com purê de batatas. A diarréia geralmente se refere a uma poça aquosa, que pode ou não pode realmente fazê-lo dentro da caixa de areia do seu gato. A coisa sobre a diarréia é que quando vem, vem rapidamente, significando que seu gato não pode fazê-lo a sua caixa a tempo. O cocô mole geralmente não é tão urgente em sua chegada, então seu gato não deve ter problemas para chegar à sua caixa

Causas

Independentemente de você diagnosticar os problemas de cocô do seu gato como apenas diarréia leve ou completa, as causas são geralmente as mesmas. Em alguns casos, seu gato pode ter pegado um simples problema de barriga que só precisa seguir seu curso. Parasitas intestinais podem alterar a consistência do cocô, já que os pequenos parasitas roubam nutrientes vitais do sistema do seu gatinho. Seu gato pode sofrer de alergias alimentares e intolerâncias, que podem causar desconforto gastrointestinal. O estresse pode fazer um número na barriga do seu gatinho, causando uma mudança no uso da caixa de areia. Ou uma condição médica subjacente mais sinistra poderia estar em ação, como doença renal ou hipotireoidismo.

Diagnóstico e tratamento

Tratar problemas de cocô em gatos oferece um enigma frustrante - você deve primeiro descobrir o que desencadeou a diarréia para tratá-la , mas diminuir a causa provável pode demorar mais do que a diarréia dura. Dê ao seu gato alguns dias para ver se o cocô dele volta ao normal antes de brincar de detetive. Se a diarréia durar mais do que dois ou três dias, pense em qualquer mudança na rotina ou dieta do seu gato que possa explicar a mudança no cocô. Acalme seu gato estressado com atenção adicional e feromônios calmantes, e troque a comida do seu gato de volta para uma marca anterior, se você mudou de repente. Introduzir qualquer nova marca de comida lentamente, misturando-a com a sua marca antiga para ajudá-lo a se acostumar com isso. Aumente gradualmente a quantidade de comida nova e diminua a idade ao longo do tempo para que a mudança não seja um choque para o sistema do seu gato. A verdade frustrante é que você pode nunca saber o que causou a diarréia em primeiro lugar, e só pode tentar minimizar o efeito que ela tem no seu gato através de mudanças na dieta ou medicamentos.

Quando procurar ajuda

Todos, gatos incluído, recebe um surto de diarréia de vez em quando. Você não precisa correr para o seu veterinário no primeiro caso de uma pilha de cocô solto ou escorrendo, mas fique de olho na caixa de areia do seu gato para ver quanto tempo dura a diarréia. Seu gato pode desidratar rapidamente a diarreia aguada freqüente, e quaisquer sintomas adicionais, como mudanças no comportamento ou na alimentação, podem indicar uma condição médica potencialmente séria. Se a mudança de cocô durar mais do que alguns dias ou o comportamento do seu gato mudar, consulte o seu veterinário para um check-up e possíveis testes adicionais.