Sinais E Sintomas De Infecção Renal Em Gatos

Autor: | Ultima Atualização:

Constantemente entrar e sair da caixa de areia pode significar infecção nos rins.

A doença renal é bastante comum em gatos, especialmente à medida que envelhecem. Se você começar a perceber sinais e sintomas de infecção nos rins, leve Kitty ao veterinário imediatamente. Quanto mais cedo o tratamento começar, melhor será o resultado potencial. Aprenda os hábitos normais do seu gato para que os anormais se tornem óbvios para você

Sintomas da caixa de areia

Se houver uma infecção do rim ou do trato urinário, Kitty pode passar muito tempo na caixa de areia, esforçando-se para fazer xixi. Ela pode ter "acidentes" fora da caixa ou começar a fazer xixi em lugares diferentes ao redor da casa. Ao limpar a caixa de areia, verifique se algum sangue aparece na urina. Se a urina cheira muito forte ou parece turva, isso é outra indicação de infecção.

Outros Sinais

A gatinha pode freqüentemente lamber sua área genital. Ela pode estar deprimida e letárgica, recusando-se a comer. Se o seu gato parar de comer por mais de um dia, chame o veterinário. Outras indicações de possível infecção renal incluem perda de peso, vômito, respiração ofegante ou dificuldade para respirar, aumento do consumo de álcool, úlceras na boca e febre. Se você acariciá-la ou buscá-la, ela pode não querer que você toque seu abdome inferior devido à dor.

Diagnóstico

Seu veterinário pega uma amostra de urina de Kitty para fazer o diagnóstico, assim como sangue. A amostra de urina indica que tipo de bactéria está envolvida na infecção, enquanto a amostra de sangue mede a quantidade de fosfato, creatinina e uréia. Se o gato parece gravemente doente, ela pode receber um ultra-som ou raios-X. Gatos que sofrem de infecções renais também podem se tornar anêmicos, então seu veterinário também verifica isso

Tratamento

O tratamento consiste em duas fases, a curto e a longo prazo. O tratamento imediato pode incluir fluidos subcutâneos ou intravenosos se a Kitty estiver desidratada, juntamente com antibióticos para combater a infecção. O veterinário pode prescrever outros medicamentos, dependendo do diagnóstico. Tratamento a longo prazo significa uma mudança de dieta para Kitty. Ela precisa de comida que não vai sobrecarregar seus rins. Seu veterinário pode prescrever alimentos especiais secos ou úmidos para felinos com problemas renais. Você pode tentar alimentá-la com uma dieta pobre em proteínas e pouco fosfato, evitando peixes e aves. Pergunte ao seu veterinário para recomendações, se escolher esta rota. Seu gato exigirá exames regulares para monitorar sua condição.