Sinais E Sintomas De Ataques De Ansiedade Em Cães

Autor: | Ultima Atualização:

Alguns cães sofrem ataques de ansiedade em certas situações.

Cães, como pessoas, podem sofrer ataques de ansiedade como uma reação severa a certos estressores. Alguns cães entram em pânico quando deixados sozinhos. Outros trabalham em um frenesi durante fogos de artifício de férias ou uma tempestade. Aprender os sinais e sintomas dos ataques de ansiedade irá ajudá-lo a melhor compreender e ajudar o seu cão

Ansiedade de Separação

Os cães são animais de carga social que sofrem frequentemente ataques de ansiedade quando os seus donos os deixam para trás. Os cães aprendem as pistas sutis de sua rotina e podem começar a agir deprimidos, tensos ou excitados enquanto se preparam para sair de casa. Alguns cães excessivamente ritmo, latir, lamentar ou salivar, enquanto outros podem mostrar sinais de desconforto gastrointestinal por vômitos ou com diarréia. Uma vez que você se foi, a ansiedade de separação pode se manifestar na mastigação destrutiva, particularmente em itens que carregam seu perfume. Outros sinais incluem urinar ou defecar na casa e arranhar ou cavar em janelas ou portas tentando sair e encontrá-lo. Este tipo de comportamento está provavelmente relacionado com a ansiedade de separação, se ocorrer apenas quando o cão é deixado sozinho.

Ansiedade do ruído

Muitos cães têm medo de ruídos altos como trovões, fogos de artifício, sons de construção ou tiros, mas alguns cães experimenta ataques de ansiedade sempre que esses ruídos os assustam. Seu cão ansioso pode querer fugir do som, tentando mastigar portas ou pular janelas para escapar. Outros cães tentam se esconder do barulho, colocando-se em espaços incomumente apertados. Outros ainda tomam o caminho agressivo, muitas vezes atacando, rosnando e expondo os dentes na fonte suspeita do ruído. Cães domesticados podem urinar ou defecar no interior.

Comportamento Obsessivo-Compulsivo

Alguns cães que sofrem de ansiedade de separação ou ruído mostram sinais mais sutis durante os ataques de pânico. Cães extremamente ansiosos às vezes se lambem sem parar, muitas vezes perdendo pedaços de pelos. Outros animais de estimação obsessivamente mastigam suas unhas ou pés. Outros ainda voltam ao comportamento de amamentação e começam a chupar a própria pele. Infelizmente, esses comportamentos obsessivo-compulsivos freqüentemente resultam em um cão auto-mutilante que causa feridas profundas ou desenvolve infecções de pele.

Trate a ansiedade de separação

Ajude seu cão a superar a ansiedade de separação mantendo suas partidas e chegadas como O mais calmo possível. Dê ao seu cão um "lugar seguro" como um quarto com uma janela e muitos brinquedos divertidos para cães. Leve seu cachorro para uma longa caminhada antes de deixá-lo sozinho. Ao passar esse tempo juntos, você vai cansá-lo para que ele durma o tempo todo, e ele vai começar a associar sua saída com passeios divertidos. Se a ansiedade de separação persistir, fale com seu veterinário sobre a prescrição de um medicamento anti-ansiedade leve para seu cão.

Tratando a ansiedade do barulho

Se seu cão sofre de ansiedade, tente mudar o ambiente ou feche as cortinas para ajudar a reduzir o nível de som sempre que o ruído ocorrer. Você também pode ligar o ar-condicionado, o ventilador, o rádio ou a TV para ajudar a bloquear parte do ruído. Crie um "lugar seguro" para o seu cão usar durante eventos ruidosos. Muitos cães com ansiedade de ruído preferem espaços menores, como suas caixas ou um banheiro pequeno. Certifique-se de deixar as portas abertas para que seu cão não se sinta preso e se torne ainda mais ansioso. É melhor não tranquilizar cães irritados durante ruídos altos porque você está apenas confirmando que há realmente algo a temer.