Sinais De Discriminação No Local De Trabalho

Autor: | Ultima Atualização:

Se a equipe de gerência em seu escritório é do mesmo sexo, isso poderia significar discriminação.

Seu chefe te chama de uma loira idiota e seus colegas te provocam sendo uma cabeça de ar. Quando você tenta registrar uma queixa no departamento de recursos humanos, é preciso esquecê-lo, já que nenhum deles é discriminatório. Você pode estar no vapor, mas o RH está correto - nenhuma dessas atividades atende à definição legal de discriminação. Entretanto, se você olhar ao redor, pode haver sinais de discriminação no trabalho, alguns sutis e alguns mais evidentes

Definições Legais

Práticas discriminatórias devem atender a certos testes legais. Primeiro, a prática deve estar relacionada ao emprego. Contratação, demissão, remuneração, recrutamento, tarefas, demissões, treinamento e benefícios são todas as práticas de emprego que se enquadram em várias leis anti-discriminação. Em segundo lugar, certas características ou atividades protegidas são incluídas na definição de práticas discriminatórias. Assédio baseado em religião, sexo, cor, raça, deficiência ou idade é um gatilho comum para ações judiciais de discriminação. A retaliação contra um funcionário que registra acusações de discriminação também é ilegal.

Hostile Workplace

Outro fator nas acusações de discriminação ou assédio é um local de trabalho hostil. Um exemplo: você é do sexo feminino, sua área de trabalho é revestida com papel de parede nu de mulheres bem dotadas e seus colegas de trabalho estão constantemente contando piadas desagradáveis. Outro sinal desse problema são colegas de trabalho, chefes ou mesmo vendedores que usam insultos raciais ou étnicos em sua presença. Se os colegas de trabalho usam termos como “homem velho” ou “velhote” sobre o agente de compras de cabelos brancos, especialmente para o rosto, isso pode se qualificar como um ambiente hostil. Este comportamento deve ser frequente e generalizado para satisfazer a definição legal.

Raça e Sexo

Tome a discriminação racial - isto pode ser muito fácil de detectar, porque você precisa apenas olhar em volta para seus colegas de trabalho. Se você mora em uma comunidade que é fortemente dominada por pessoas com pele escura, mas todos os funcionários em sua organização são brancos, sua organização pode estar praticando discriminação nas práticas de contratação. Outra área que pode ser prontamente visível para um observador casual é se todas as posições subordinadas na organização são ocupadas por mulheres e os gerentes são todos homens.

Não faça suposições

Pode haver outras razões para alguns dessas atividades, portanto, não apenas assuma que seu empregador está permitindo que a discriminação ocorra. Algumas pessoas são muito inteligentes em esconder seu comportamento nefasto e pode não ser até que um funcionário registre uma queixa formal de que o alto escalão percebe um problema. No caso da equipe toda branca, é possível que uma organização de alta tecnologia localizada em um bairro negro pobre não tenha conseguido encontrar candidatos qualificados na comunidade.