Efeitos Colaterais Da Ingestão Excessiva De Sal

Autor: | Ultima Atualização:

O excesso de ingestão de sódio pode afetar adversamente sua saúde.

Também conhecido como cloreto de sódio, o sal é comumente adicionado aos alimentos como conservante e intensificador de sabor. Além de seus benefícios de sabor, seu corpo precisa do sódio encontrado no sal para controlar sua pressão arterial e manter seus músculos e nervos funcionando no seu melhor. Embora quantidades moderadas de sódio sejam benéficas para manter a saúde, o consumo excessivo de sódio pode ter efeitos nocivos a curto e longo prazo. O adulto saudável médio deve consumir não mais de 2.300 miligramas de sódio por dia, de acordo com MayoClinic.com. Fale com o seu médico se tiver dúvidas quanto à quantidade de sódio que deve ingerir através da sua dieta diária

Acúmulo de Fluidos

O sódio atrai a água, o que é benéfico na manutenção da pressão arterial e do volume sangüíneo. No entanto, quantidades excessivas de sódio podem fazer com que o corpo retenha quantidades excessivas de água - também conhecidas como inchaço. Quando você ingerir muito sódio, você pode sentir inchaço quase que imediatamente. Inchaço leve pode levar a desconforto e sensação de plenitude. O fluido extra também pode colocar um desafio maior em seu coração, porque ele deve trabalhar mais para mover o fluido extra através de seu corpo.

Contribui para as Condições Médicas

O excesso de ingestão de sódio em sua dieta pode contribuir para uma série de problemas de saúde condições, de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças. Aumento da ingestão de sódio pode contribuir para pressão alta, ataque cardíaco e derrame. Também pode aumentar o risco de osteoporose, de acordo com a Colorado State University Extension. Quando você consome o excesso de sódio, seus rins liberam o excesso pela urina. Minerais e eletrólitos adicionais, incluindo o cálcio, também são liberados na urina. Com o tempo, isso pode diminuir os níveis de cálcio e enfraquecer os ossos.

Condições médicas afetadas

Tomar muito sal pode ser perigoso para sua saúde se você tiver certas condições médicas que afetam a capacidade do seu corpo de liberar fluidos. Exemplos incluem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose ou doença renal, de acordo com o Guia de Saúde “The New York Times”. Se você tiver essas condições, seu médico provavelmente recomendará que você monitore de perto sua ingestão de sódio para evitar o acúmulo excessivo de líquidos. Aqueles com pressão alta normalmente não devem ingerir mais de 1.500 miligramas de sódio. Isso é cerca de dois terços de uma colher de chá de sal. No entanto, seu médico pode recomendar consumir menos sódio, dependendo do seu estado de saúde ou condições individuais.

Redução de sódio

O americano médio consome entre 3.100 e 4.700 miligramas de sódio por dia, que é significativamente maior do que os 2.300 miligramas recomendados de sódio para indivíduos saudáveis, de acordo com Colorado State University Extension. Para reduzir sua ingestão de sódio, faça substituições saudáveis ​​ou escolha alimentos que limitem o sódio adicionado. Por exemplo, adicione ervas ou especiarias aos alimentos em vez de salgá-los. Ao escolher alimentos rotulados como "baixo teor de sódio" ou "sem adição de sódio", você pode reduzir a ingestão de sódio. Sempre prove a comida antes de salga-la para garantir que você precisa de sal adicional. Se você optar por adicionar sal, adicione-a gradualmente adicionando vários shakes de sal de uma só vez.Você também deve evitar alimentos processados ​​e preparados, que tendem a conter grandes quantidades de sódio adicionado.Exemplos incluem massas, pizzas, frios, bacon, fast foods e sopas.