Efeitos Colaterais Da Eutanásia

Autor: | Ultima Atualização:

A decisão de neutralizar deve ser tomada individualmente.

Os donos de cães são frequentemente encorajados a castrar seus cães, geralmente aos 6 meses de idade. No entanto, pesquisas recentes questionam essa abordagem de tamanho único. Vários fatores, incluindo raça, genética, meio ambiente, histórico de saúde e estilo de vida afetam a decisão de se castrar e com que idade.

Efeitos Cirúrgicos

A cirurgia é geralmente considerada uma cirurgia "de rotina", mas leva consigo a típica riscos cirúrgicos. Algumas raças, e algumas famílias dentro de raças, são sensíveis a drogas cirúrgicas e pós-cirúrgicas, e algumas condições pré-existentes podem aumentar o risco de complicações. Sempre discuta os riscos da cirurgia com seu veterinário para ver se são necessárias precauções especiais; verifique também com seu criador para ver se há um histórico familiar de problemas com a cirurgia

Efeitos a longo prazo sobre a saúde

No passado, as complicações cirúrgicas eram consideradas os únicos riscos de castração. Mas pesquisas recentes identificaram um número crescente de potenciais riscos de saúde a longo prazo associados à cirurgia. Em estudos, cães castrados tiveram uma maior incidência de hipotireoidismo, obesidade, distúrbios ortopédicos, comprometimento cognitivo, reações a vacinas e vários tipos de câncer do que cães intactos. Em alguns casos, outros fatores também entram em jogo, como raça ou idade no momento da cirurgia.

Efeitos Comportamentais

Como a castração elimina a testosterona circulante no sistema de um cão, comportamentos relacionados ao sexo, como marcação ou roaming são reduzidos em muitos cães castrados. Embora a castração seja frequentemente sugerida para reduzir a agressão, especialmente em relação a outros cães, a ciência é mista. Algumas pesquisas mostram uma diminuição na agressão, outros estudos mostram um aumento ou nenhum efeito. Outros comportamentos indesejáveis, como latir, implorar ou roubar comida, na verdade são aumentados em cães castrados.

Benefícios

A ordenha é geralmente a opção mais conveniente para um dono de cachorro, porque elimina a chance de filhotes não planejados. Como a castração remove os testículos de um cão, também elimina o risco de câncer testicular, embora apenas um pequeno percentual de cães intactos desenvolva câncer testicular. Neutralização também reduz os riscos de problemas de próstata benigna e fístulas perianais.