Efeitos Colaterais Da Vacina Canina Da2Pp

Autor: | Ultima Atualização:

Os cães devem vacinar-se, mas os proprietários devem estar cientes dos efeitos colaterais.

DA2PP é uma vacina importante para cães. Filhotes recebem três tiros a partir de 8 semanas de idade, seguidos por reforços regulares em intervalos de um e três anos. A vacinação previne várias doenças, mas como com qualquer medicação, pode haver efeitos colaterais.

O que o DA2PP faz

Cada letra do nome da vacina representa uma doença que o medicamento previne. O D significa distemper, que é semelhante ao sarampo humano e pode durar vários meses. O A2 significa adenovírus-2 ou hepatite. O primeiro P significa parainfluenza, uma infecção do trato respiratório superior que, como "tosse do canil", é transmitida entre cães mantidos próximos. O segundo P significa parvovírus, uma doença gastrointestinal devastadora que pode ser fatal em 12 a 24 horas.

Reações alérgicas leves

Reações alérgicas são menos comuns com DA2PP do que com alguns outros tipos de vacinas caninas, mas podem ocorrer reações com todas as vacinas. Os sintomas de uma reação leve ao DA2PP incluem febre, lentidão geral e mal-estar e perda de apetite. Essas reações geralmente aparecem um dia ou dois depois de um tiro. Eles tendem a seguir seu curso rapidamente e resolver sem necessidade de tratamento adicional. Alguns cães também desenvolvem inchaço no local da injeção, que geralmente desaparece em um dia ou dois.

Urticária

A urticária, ou urticária, é a reação mais comum que os cães têm às vacinas. É uma reação alérgica da pele caracterizada por vermelhidão dos lábios, ao redor dos olhos e na região do pescoço. Também desencadeia pequenas saliências na pele. A urticária geralmente não é perigosa e geralmente desaparece tão rapidamente quanto parece, mas em alguns casos a urticária pode evoluir para anafilaxia, que é quase sempre fatal se não for tratada imediatamente.

Anafilaxia

A anafilaxia é uma reação alérgica grave que pode começar com olhos lacrimejantes ou lacrimejantes, mas progride rapidamente para sintomas súbitos e intensos, como vômitos, diarréia, desconforto, queda rápida da pressão arterial, convulsões e inchaço grave na garganta, levando a uma incapacidade de respirar. A anafilaxia também pode desencadear o choque e um colapso do sistema cardiovascular. A anafilaxia deve ser tratada imediatamente com epinefrina, ou a morte é altamente provável.