Patrimônio Líquido Vs. Lucros Retidos

Autor: | Ultima Atualização:

O patrimônio do acionista aparece no balanço, não nos gráficos de ações.

O patrimônio líquido é um conjunto de contas que representa a propriedade de uma corporação. É uma das três principais seções de um balanço, juntamente com ativos e passivos. Uma conta na seção de patrimônio líquido é o lucro acumulado, que relata os lucros auferidos pela empresa desde o seu início

O Balanço

Um balanço é dividido em ativos, passivos e patrimônio líquido. Ativos são coisas que uma empresa possui, incluindo dinheiro, estoque, contas a receber, propriedade e equipamento. Obrigações são coisas que uma empresa deve, incluindo salários a pagar, impostos a pagar e dívidas de longo prazo. A equação do balanço patrimonial afirma que o patrimônio líquido é igual a ativos menos passivos. Uma maneira de pensar sobre o patrimônio líquido é que ele seria igual aos ativos da empresa se não tivesse passivos.

Patrimônio líquido

O patrimônio líquido é dividido em subseções de capital social e lucros acumulados. O capital social é o dinheiro que o negócio gera ao vender ações aos acionistas. O tipo básico de ações é chamado de ações ordinárias e dá direito a voto aos acionistas. As ações ordinárias podem pagar dividendos, que são pagamentos em dinheiro ou ações adicionais aos acionistas. As ações preferenciais também podem ser emitidas. Ela paga dividendos, mas pode não ter direito a voto. A outra grande subseção do patrimônio líquido é a retenção de lucros.

Lucros retidos

Lucros retidos são os lucros acumulados da empresa. Para um determinado período, como um trimestre, o valor final dos lucros retidos no balanço patrimonial é igual ao valor final do período anterior mais lucros ou menos perdas para o período atual, menos quaisquer dividendos pagos durante o período. Você pode pensar nos lucros acumulados como o dinheiro economizado pela empresa, disponível para pagar dividendos ou outros fins, como comprar equipamentos, comprar ações de acionistas, adquirir outra empresa, pagar dívidas ou empreender um novo projeto.

Dividendos

Os diretores de uma empresa controlam a emissão de dividendos. Os dividendos em dinheiro são uma maneira de uma corporação compartilhar alguns de seus lucros diretamente com seus acionistas. O valor do dividendo é subtraído diretamente dos lucros retidos. Se os lucros retidos forem baixos, os diretores da empresa podem pular, reduzir ou cancelar dividendos para preservar o caixa. Algumas empresas trabalham arduamente para manter ou aumentar sua taxa de dividendos ou dividendo em dinheiro por ação sem interrupção. Outras empresas, principalmente no setor de alta tecnologia, não pagam dividendos, pois preferem usar os lucros retidos para outros fins, como pesquisa e desenvolvimento. O rendimento de dividendos, que é o dividendo anual dividido pelo preço atual da ação, é um dos muitos fatores que os investidores consideram ao negociar ações. Os dividendos são normalmente pagos trimestralmente.