Selênio E Castanha Do Brasil

Autor: | Ultima Atualização:

A castanha do Brasil é considerada a mais alta fonte natural de selênio.

O selênio é necessário para o seu corpo em pequenas quantidades, e é por isso que é chamado de mineral. Alguns vestígios de nutrientes são liberados de seu corpo quando você os consome em excesso, mas o selênio pode se acumular ao longo do tempo a níveis tóxicos e se tornar venenoso para os tecidos. A castanha-do-pará é uma fonte natural concentrada de selênio. Um punhado pequeno de vez em quando é provavelmente seguro, mas comê-los freqüentemente ou em grandes quantidades é potencialmente arriscado. Pergunte ao seu médico sobre os efeitos colaterais mais comuns da toxicidade do selênio

Selênio

O selênio tem uma variedade de funções, mas ajudar o corpo a produzir enzimas antioxidantes que protegem os tecidos dos danos dos radicais livres é sem dúvida seu papel mais importante, de acordo com o "Enciclopédia da Nutrição Humana". Os antioxidantes também ajudam a combater infecções e retardam o crescimento e a proliferação do câncer. Assim, o selênio é uma parte importante do seu sistema imunológico. Os problemas de saúde associados à deficiência de selênio incluem doenças cardíacas, hipotireoidismo e disfunção imune. A dose diária recomendada de selênio para adultos é de 55 microgramas, embora seja considerado seguro consumir até 400 microgramas por dia. A deficiência de selênio, assim como a deficiência de magnésio e boro, é muito mais comum em regiões com solo pobre e empobrecido. A castanha-do-pará pode prevenir facilmente a deficiência de selênio, embora seja necessário ter cuidado para não comê-la em excesso.

Nozes e Selênio

Muitos nutricionistas consideram a castanha-do-pará a fonte mais rica de selênio dietético. Uma única onça, que tem cerca de seis ou sete nozes, pode conter até 600 microgramas de selênio, dependendo da qualidade do solo em que são cultivadas. Por outro lado, algumas castanhas contêm apenas 10 microgramas de selênio. Assim, apenas uma castanha do Brasil pode ser mais do que suficiente para satisfazer suas necessidades diárias de selênio, mas as condições de cultivo são um fator importante.

Cuidado

A sobredosagem com selênio pode causar uma condição tóxica conhecida como selenose, que leva à queda de cabelo , unhas frágeis, erupções cutâneas, náuseas, vômitos, dor abdominal, fadiga, irritabilidade e danos nos nervos. O nível de dose única está bem acima da quantidade diária máxima recomendada de 400 microgramas, portanto a selenose geralmente ocorre como resultado do acúmulo de longo prazo. A castanha do Brasil também contém níveis bastante altos de ácido fítico, o que pode interferir na absorção de certos nutrientes, o que também pode causar sintomas. Consequentemente, as pessoas devem limitar seu consumo de castanha-do-brasil a não mais do que algumas por dia, ou um punhado por semana, só para ficarem seguras.

Outros Benefícios do Castanha do Brasil

Mesmo que o potencial de selênio existe toxicidade, os povos indígenas contam com a nutrição da castanha do Brasil por inúmeras gerações. A castanha-do-pará está repleta de outros minerais, como cálcio, magnésio, ferro, potássio e zinco. Eles também contêm vestígios de vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina, niacina e folato. Além disso, eles são uma boa fonte de uma ampla variedade de gorduras, incluindo ácidos graxos saturados, monoinsaturados e poliinsaturados.