Poupar Energia Com Cortinas

Autor: | Ultima Atualização:

A luz do sol excessiva ou insuficiente afeta a temperatura ambiente.

Um investimento em cortinas energeticamente eficientes poupa-lhe dinheiro durante os meses de inverno e verão. Cortinas energeticamente eficientes servem a um propósito duplo; eles retêm o calor durante o inverno e rejeitam o calor no verão, resultando em baixas contas de resfriamento e aquecimento. Você controlará a quantidade de sol que entra em sua casa e quando ajusta as cortinas energeticamente eficientes para serem abertas ou fechadas.

Estilos de Cortina com eficiência de energia

Cortinas energeticamente eficientes são cortinas com revestimento a parte de trás da cortina. O forro pode consistir em um material esponjoso que é pesado e bloqueia o sol no verão ou evita que o calor escape no inverno. Cortinas energeticamente eficientes também estão disponíveis separadas da cortina. Este estilo paira sobre uma haste de cortina montada o mais próximo possível da janela para evitar que o ar escape pelas bordas da cortina

Warm Weather

Selecione uma cortina com um suporte solar de cor clara para o clima de verão; as cores claras refletem a luz solar em vez de absorver o calor. Durante o calor do dia, e antes que o sol brilhe diretamente nas janelas, mantenha as cortinas fechadas. Bloquear o calor antes que ele tenha a chance de entrar e aquecer o ar ajudará a manter a sala confortável e diminuir a necessidade de ar-condicionado. De acordo com o Departamento de Energia dos EUA (DOE), o revestimento de cortina de plástico branco poderia reduzir o consumo de calor em casa em 33%. (Consulte a Referência 1)

Tempo frio

Abra as cortinas energeticamente eficientes durante o dia se a janela estiver recebendo a luz do sol. Qualquer uso de luz solar natural durante o tempo frio diminuirá a necessidade de operar seu forno doméstico. Feche as cortinas assim que o sol se puser para impedir que todo o calor escape pela janela. Segundo o DOE, o fechamento de cortinas poderia economizar até 10% na perda de calor. (Consulte a Referência 1)

Dicas úteis

Pendure as cortinas energeticamente eficientes o mais próximo possível do teto ou monte uma cornija sobre a parte superior da cortina. Qualquer método impedirá que o calor saia ou entre na sala. Outro método eficaz é usar fita magnética ao longo das bordas da cortina para selá-lo contra a parede. Anexar um comprimento de fita para a parede e outro comprimento para a borda externa da cortina. Pressione as fitas da parede e das cortinas para formar um selo hermético. As cortinas até o chão também retardarão o fluxo de ar quente ou frio ao entrar ou sair da sala. Pendurar duas cortinas sobre uma janela cria um espaço aéreo mais apertado do que uma única cortina. A cortina dentro da sala mantém uma temperatura mais próxima da temperatura ambiente, enquanto a cortina mais próxima da janela absorve o calor ou o frio. De acordo com o DOE, seguir essas dicas pode representar uma economia de até 25% na redução da perda de calor. (Consulte a Referência 1)

Window Fixes

Uma janela com vazamentos devido à calafetagem antiga está ajudando a derrotar o propósito das cortinas energeticamente eficientes. Remova a calafetagem antiga e substitua-a por nova para dar uma boa vedação à janela. Isso impedirá que o ar quente ou frio entre ou saia da sala. A calafetagem também evita rascunhos que possam dar uma leitura falsa ao termostato.